terça-feira, 19 de abril de 2011

Metodologia de Pesquisa Considerações 2

Os meios de comunicação são grandes promotores de informações e conhecimentos do cotidiano das relações humanas em todas as áreas de atuação nos meios científicos, sociais, profissionais, governamentais.

Nos jornais de circulação diária, a exemplo do Correio Braziliense, O Estadão, revistas como Época, Veja, Super Interessante, entre tantas outras que poderiam ser exemplificadas, tratam de inúmeros assuntos como notícias, política, economia, cidades, tecnologia, educação, sociedade, classificados, mercado, diversão, religião, lazer.

Dentro da área de política trabalham-se vários tipos de conhecimento que são aplicados como o popular e filosófico, onde formadores de opinião, profissionais de áreas, instituições de classes, sociedade, analisam como está o retrato dos atores políticos, problema de ordem social, trabalho dos legisladores, visão social dos trabalhos do legislativo, relações com outros poderes.

Vale também ressaltar assuntos relacionados a meio ambiente, tecnologia, bem estar social, retratando o que institutos, ciência, centro de pesquisas, estão atuando na melhor busca de conhecimentos para desenvolvimento de técnicas que minimizem problemas de ordem social, saúde pública, meio ambiente sustentável, atuação consciente de todos como cidadãos frente ao consumo responsável, novidades das ciências, descobertas diversas, novos diagnósticos e tratamento de doenças.

Notícias da área de ciências publicadas na página eletrônica do Jornal O Estadão, resumidamente fala sobre: lixo espacial, invenções, estudo de fósseis, arqueologia, astrologia, genealogia humana, pesquisas sobre memória humana, reino animal, crise planetária, terremotos, acidente nuclear, poluição, fenômeno estufa, e tantos outros que poderiam ser exemplificados.

Em revista de curiosidades científicas e tecnologia, a exemplo da Revista Super Interessante, com dados sobre ciências, curiosidades da sociedade, novidades tecnológicas, mundo digital, pesquisas científicas, estudos espaciais e especulações de vida extraterrena, questões voltadas para física, química, matemática, ecologia, cultura, alimentação, mundo animal e outras infinidades de informações disponíveis para consulta e leitura.

Na parte de economia, o macro e microestrutura são colocados em pauta, os movimentos do mercado financeiro, políticas de crédito, educação financeira, indicadores econômicos, análises mercadológicas, relações internacionais, globalização, nacionalização, internacionalização de empresas, como também, financiamento, tabelas financeiras e legislação correlata, todos pautados nos jornais de grande circulação e em suas páginas eletrônicas na Internet.

Assim, é importante ressaltar que os meios de comunicação: jornais, revistas, livros, publicações científicas, internet através de website, blog, redes sociais, fazem parte do grande conjunto de dados e informações que geram o conhecimento humano em suas diversas áreas, seja elas científicas, populares, religiosas e filosóficas, da grande interação do homem em seu processo de tratamento com os outros, com a sociedade, com o meio e com o mundo.

Referências Bibliográficas

Correio Braziliense. Brasília, Distrito Federal, Quarta-Feira, 06 de abril de 2011, número 17.485.
O Estadão. Disponível em http://www.estadao.com.br/. Acesso em 06/04/2011.
Revista Época. Disponível em http://revistaepoca.globo.com/. Acesso em 05/04/2011.
Revista Super Interessante. Disponível em  http://super.abril.com.br/. Acesso em 05/04/2011
ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de estudo e de pesquisa em administração
Florianópolis: UFSC; [Brasília]/ CAPES / UAB, 2009.

Metodologia de Pesquisa Considerações 1

Metodologia de Estudo e de Pesquisa

1-Porque fazer pesquisa

"... aprender é o maior dos prazeres, não só para o filósofo, mas também para o resto da humanidade...“ (ARISTOTELES).
"...ideamos uma teoria atrás da outra, porque nos deleitamos compreendendo." (EINSTEIN). 

2-Conceito de Ciência

[Do lat. scientia] S.f. 1. Conhecimento. 2. Saber que se adquire pela leitura e meditação; instrução, erudição, sabedoria. 3. Conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, especialmente os obtidos mediante a observação, a experiência dos fatos e um método próprio” (Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa)

3-Tecnologia

Termo que se aplica ao processo pelo qual os seres humanos produzem ferramentas e máquinas, com o intuito de aumentar seu controle e sua compreensão sobre o ambiente que os cerca. (Dos termos gregos tekhnè, artesanato, e logia, estudo; assim, tecnologia significa literalmente o estudo do artesanato).

4-Metodologia

4.1. Metodologia ==> Método ==> caminho (sequencia) repartido (etapas) para chegar (para atingir) a um fim (um objetivo). 

4.2. Definições:

-Metodologia:
O termo Metodologia vem da junção das palavras gregas méthodos (método) e logos (estudo), o estudo do Método. Para os filósofos gregos como “a arte de dirigir o espírito na busca da verdade”. Já o Método como “caminho repartido para se chegar a um fim”.

-Método: 
O Método pode ser entendido como um conjunto estruturado de etapas seqüenciais que têm de ser vencidas para que se possa atingir um objetivo final a partir de um ponto inicial conhecido.

-Técnica:
Técnicas são as ferramentas possíveis para se executar a tarefa de ultrapassar as etapas do Método com sucesso, ou seja, como um procedimento mais eficiente possível para se vencer uma etapa do Método:
(1)O MÉTODO é executado através de TÉCNICAS adequadas e convenientes.
(2)Um determinado MÉTODO pode ser executado por diferentes TÉCNICAS.
(3)O MÉTODO indica “o que fazer” e a TÉCNICA indica “o como fazer”
(4)O MÉTODO é a Estratégia ao passo que a TÉCNICA é a Tática.

-Modalidades de Pesquisa:
Problema ==> Pesquisa (Método Científico) ==> Solução
Tipos de Pesquisas: Bibliográficas, Reflexivas, Descritiva, Laboratorial, Qualitativa, Quantitativa, Estudo de Caso

a) A Pesquisa Bibliográfica, ou Pesquisa Documental, é a que busca a solução de problemas através da análise e do estudo metódico e sistemático da documentação formalmente publicada em livros, artigos, relatórios, ou digitalmente disponível a través da Internet, CD-Rom, mídias.

b) Pesquisa Reflexiva é a que busca a solução de problemas utilizando somente o Método Científico Racional e suas técnicas de Raciocínio Lógico (dedutivo e\ou indutivo), através da abstração mental do objeto pesquisado.

c) A Pesquisa Descritiva é a que busca a solução de problemas utilizando o Método Científico Experimental e suas Técnicas da Observação Sistemática de fatos e fenômenos tal qual eles ocorrem na Natureza.

d) A Pesquisa Laboratorial é a que busca a solução de problemas utilizando o Método Científico Experimental e suas Técnicas de Observação Sistemática de fatos ou fenômenos simulados.

e) A Pesquisa Qualitativa é a que busca a solução de problemas utilizando o estudo e a análise de casos específicos representativos, o que é denominado de Estudo de Caso ou Análise de Caso.

f) Pesquisa Quantitativa: considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las com o uso de técnicas estatísticas (percentagem, média, moda, mediana, desvio-padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão, entre outros.).

g) Estudo de caso é o circunscrito a uma ou poucas unidades, entendidas essas como uma pessoa, uma família, um produto, uma empresa, um órgão público, uma comunidade ou mesmo um país. Tem caráter de profundidade e detalhamento. É uma pesquisa empírica (através da experiência e vivência do pesquisador) que investiga um contexto real, com fenômeno intríseco ao caso estudado com múltiplas evidências, procurando explicar ligações causais em intervencões ou situações da vida real que são complexas para serem tratadas por experimentos ou levantamento de dados não claros para uma correta interpretação de resultados.

5- Pesquisa Científica – Etapas:
1) escolha do tema;
2) revisão de literatura;
3) justificativa;
4) formulação do problema;
5) determinação de objetivos;
6) metodologia;
7) coleta de dados;
8) tabulação de dados;
9) análise e discussão dos resultados;
10) conclusão da análise dos resultados;
11) redação e apresentação do trabalho científico (dissertação ou tese).

terça-feira, 12 de abril de 2011

Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro - Regime Militar

Resumo do Regime Militar


Os governos durante a ditadura militar propuseram, resumidamente:

1-Governo Castello Branco:
1.1- Os ajustes das contas públicas e reduzir a inflação herdados pelos governos passados, devido ao excesso de déficit público e reajustes salarias;
1.2-Reformas estruturais nos sistemas financeiro, tributário, trabalhista, previdenciário com novidades como o FGTS, unificação da previdência, novos impostos (ISS, ICM, IPI) aumentando da arrecadação, pagamentos de tributos via rede bancária, fundos de transferências governamentais (FPE, FPM), reforma no sistema financeiro (sistema de instituições especializada do sistema de bancos, criação do CMN e Banco Central do Brasil), sistema financeiro habitacional, lei do mercado de capitais;

2-Governos Costa e Silva e Médici:
2.1-Elevado crescimento econômico em contrapartida ao maior endurecimento do regime militar, e também ênfase no controle inflacionário e incentivo ao crescimento do PIB;
2.2-Decreto-Lei 200/67 com a instituição da administração indireta (autarquias, empresas públicas, empresas de economia mista, fundações) que possuíam em seu bojo uma maior flexibilidade de ação e agilização de processos e produção, mais adaptadas à velocidade mercadológica e do crescimento econômico nacional;
2.3-Alguns movimentos de cunho social como o PRORURAL (Programa de Assistência Rural) e PIS (Programa de Integração Social) no campo da saúde, previdência e educação;
2.4-Substituição das importações através de um movimento desenvolvimentista para maior industrialização nacional, mesmo a um pesado resultado de endividamento externo;

3-Governo Geisel:
3.1-Crescimento forçado, que mesmo dentro de uma crise internacional do petróleo, manteve o crescimento continuado de investimentos;
3.2-Investimentos em energias alternativas e de petróleo: prospecção de petróleo em águas maritímas, álcool (Pró-álcool), programa nuclear, construção de hidrelétricas (Itaipu e Tucuruí);
3.3-Aumento do orçamento do BNDE com incorporação do PIS/PASEP, reformulação das leis da sociedades anônimas e criação do CVM (Comissão de Valores Mobiliários), incentivo a nacionalização de indústrias de base (incentivo fiscal, redução de juros e acesso de crédito);

4-Governo de João Figueiredo:
4.1-Abertura política, anistia aos que tinham seus direitos políticos suspensos, e caminho a democratização nacional.

Em suma, mesmo com o pesado custo social durante o duro regime militar, o Brasil apresentou um considerado crescimento e desenvolvimento econômico, melhorando o poder aquisitivo nacional, modernização industrial, governamental, social, dentro de uma realidade instável da economia, do endividamento nacional e do forte apelo à abertura política via democratização.



Legado Militar


Complementando o resumo acima descrito, o período do regime militar caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime.

Foi um período controverso entre restrição de direitos, crescimento econômico, desenvolvimento industrial, e um conjunto de investimentos, políticas, criação de empresas estatais, autarquias, e projetos econômicos e sociais.

O Regime militar, conforme Wikipedia, tem por legado:

#Empresas com a Embratel, a Eletrobrás, a Telebrás, Usina de Angra I, Usina de Angra II, INPS, LBA, Funabem, Mobral, Funrural, Usina Hidrelétrica de Tucuruí, Usina Hidrelétrica de Itaipu, Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, Programa Nacional do Álcool, Zona Franca de Manaus, Ponte Rio-Niterói, Nuclebrás, Banco Central do Brasil, Polícia Federal e o Conselho Monetário Nacional;

# Dados economicos sociais como:
-A Petrobrás aumenta a produção de 75 mil para 750 mil barris/dia de petróleo;
-PIB de 14% ao ano;
-Construção de 4 portos e recuperação de outros 20;
-Exportações crescem de 1,5 bilhões de dólares para 37 bilhões;
-Rede rodoviária asfaltada de 3 mil km para 45 mil km;
-Redução da inflação de 100% ªª para 12% ªª;
-Fomento e financiamento de pesquisa: CNPq, FINEP e CAPES;
-Programa de merenda escolar e alimentação do trabalhador;
-Criação do FGTS, do PIS e do PASEP;
-Criação da EMBRAPA;
-Duplicação da rodovia Rio-Juiz de Fora e da Rodovia Presidente Dutra;
-Criação da EBTU;
-Implementação do Metrô em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza;
-Criação da INFRAERO, proporcionando a criação e modernização dos aeroportos brasileiros (Galeão, Guarulhos, Brasília, Confins, Campinas, Viracopos, Salvador e Manaus);
-Implementação dos pólos petroquímicos em São Paulo (Cubatão) e na Bahia (Camaçari);
-Prospecção de Petróleo em grandes profundidades na bacia de Campos;
-Criação da Polícia Federal;
-Código Tributário Nacional;
-Código de Mineração;
-IBDF - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal;
-BNH - Banco Nacional da Habitação;
-Construção de 4 milhões de moradias;
-Regulamentação do 13o salário;
-Banco da Amazônia;
-SUDAM (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia);
-Reforma Administrativa pelo decreto-lei 200
-Projeto Rondon (de cunho educacional).

Desde a velha república até o fim do regime militar, não esquecendo nossa história como colônia portuguesa e império, retrata a complexa transformação que a jovem nação brasileira passou em sua construção como Estado, e contemporanea e futuramente, muito ainda a por se fazer e por acontecer em um país que galga os caminhos do desenvolvimento econômico e social.

Gestão Pública a Distância Introdução 3

Histórico da Educação a Distância e a Evolução dos Meios de Comunicação

Historicamente, a educação a distância remota anos de 1728 até as modernas tecnologias da atualidade, com a evolução dos meios de comunicação e da computação eletrônica através de redes de computadores, sistemas, software e toda uma gama de instrumentos que viabilizam a proposta de forma de ensino como para fins profissionais.

De cursos realizados através de correspondências entre institutos e alunos até sistemas interativos, toda a linha histórica evolutiva da própria sociedade, de seu desenvolvimento social, tecnológico, data informações da necessidade do processo educativo na formação de indivíduos, das sociedades, dos profissionais que movimentam o sistema produtivo em suas diversas linhas de geração de bens e serviços. É um sistema não presencial, onde a aprendizagem acontece sem a presença de um professor com metodologia própria da proposta pedagógica com uso de recursos tecnológicos para instrução.

Tal sistema educativo, remota século XIX com o barateamento do serviço postal na Europa como também nos Estados Unidos da América, onde os instrutores encaminhavam livros, guias de estudos e outros materiais impressos como primeira forma de ensino a distancia. Após surgiram como meios pedagógicos o uso de mídias gravadas e o surgimento das universidades abertas representando uma segunda fase desse sistema. Com o advento dos meios de comunicação em massa como rádio e televisão, uma nova oportunidade se descortina para a educação à distância pelo espectro que estes veículos alcançam seus públicos, sem desconsiderar outras tecnologias como fax, telégrafo, até primeiro projetos de computadores e redes de sistemas.

A rede de computadores interligados por um conjunto de meios de comunicação como satélites, sistemas de telefonia, fibras óticas, provedores, empresas de tecnologia de sistemas de computação, a Internet vem a gerar um novo cenário tecnológico através de suas páginas eletrônicas com infinitas possibilidades de informação, através de textos, gráficos, vídeos, salas de bate-papo, blog, ferramentas de buscas, notícias e programas disponíveis para acesso, consulta, utilização.

A designação do Ensino a Distância, em sua sigla EAD, significa, em termos simplistas, como um conjunto de métodos, técnicas e recursos tecnológicos, colocados à disposição de todos que procuram por formação e aperfeiçoamento através de uma motivação pessoal para auto-aprendizagem, na busca de conhecimentos ou qualificações a qualquer nível. A aquisição de conhecimentos depende da postura de cada educando, de sua maturidade com a utilização dos meios disponibilizados, da administração do seu tempo, da busca por textos, indicações bibliográficas, exercícios e trabalhos de aplicação.

Historicamente, o ensino a distância está em uso desde 1728 nos Estados Unidos e desde 1840 na Inglaterra que nestes longos anos como ainda nos períodos contemporâneos, sofre resistências e discriminações pelos mais tradicionais acadêmicos. É por vezes considerado como um sistema paliativo para aqueles menos favorecidos para acesso, ou seja, para os que não tiveram oportunidades de estudar em instituições convencionalmente presenciais que, na corrida tecnológica e velocidade dos meios de informação e conhecimentos, esse sistema passa a ser uma importante ferramenta para estudos e profissionalização.

Assim, todo um conjunto de instituições está desenvolvendo um trabalho pertinente nesse sistema educacional encurtando distâncias entre universidade e ensino básico nacionalmente, com inúmeras experiências a nível internacional como nacional, pontuando um veículo que pretende romper barreiras geográficas, socioeconômicas, temporais, culturais, a dispor de todas as sociedades.
  
Bibliografia
  
BELLONI, MARIA LUIZA. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 78, Abril/2002.

CATAPAN, Araci Hack. Introdução à educação a distância / Araci Hack Catapan ... [et al.] .— 1. ed e 1. reimpr. - Florianópolis : Biologia/EaD/UFSC, 2009.

Gestão Pública a Distância Introdução 2

1. Introdução
  
A educação a distância remota anos de 1728 até as modernas tecnologias da atualidade, principalmente com a evolução dos meios de comunicação e da computação eletrônica através de redes de computadores, sistemas, software e toda uma gama de instrumentos que viabilizam a proposta de forma de ensino.

De cursos por correspondência até sistemas interativos, toda sua linha histórica de evolução da própria sociedade data informações da necessidade do processo educativo na formação de indivíduos, das sociedades, dos profissionais que movimentam o sistema produtivo em suas diversas linhas de geração de bens e serviços.

O presente texto expõe de forma sistematizada o processo histórico da educação a distância, em quais lugares se processou, se idealizou sistemas educativos e a propostas aplicadas em tais estudos e aprimoramentos profissionais.
  
2. Desenvolvimento
   
2.1. Histórico da Educação a Distância
  
A educação a distância é um sistema não presencial, onde a aprendizagem acontece sem a presença de um professor com metodologia própria da proposta pedagógica com uso de recursos tecnológicos para instrução.

Tal sistema educativo, remota século XIX com o barateamento do serviço postal na Europa como também nos Estados Unidos da América, onde os instrutores encaminhavam livros, guias de estudos e outros materiais impressos como primeira forma de ensino a distancia. Após surgiram como meios pedagógicos o uso de mídias gravadas e o surgimento das universidades abertas representando uma segunda fase desse sistema. Com o advento dos meios de comunicação em massa como rádio e televisão, uma nova oportunidade se descortina para a educação à distância pelo espectro que estes veículos alcançam seus públicos, sem desconsiderar outras tecnologias como fax, telégrafo, até primeiro projetos de computadores e redes de sistemas.

A rede de computadores interligados por um conjunto de meios de comunicação como satélites, sistemas de telefonia, fibras óticas, provedores, empresas de tecnologia de sistemas de computação, a Internet vem a gerar um novo cenário tecnológico através de suas páginas eletrônicas com infinitas possibilidades de informação, através de textos, gráficos, vídeos, salas de bate-papo, blog, ferramentas de buscas, notícias e programas disponíveis para acesso, consulta, utilização.

A designação do Ensino a Distância, em sua sigla EAD, significa, em termos simplistas, como um conjunto de métodos, técnicas e recursos tecnológicos, colocados à disposição de todos que procuram por formação e aperfeiçoamento através de uma motivação pessoal para auto-aprendizagem, na busca de conhecimentos ou qualificações a qualquer nível. A aquisição de conhecimentos depende da postura de cada educando, de sua maturidade com a utilização dos meios disponibilizados, da administração do seu tempo, da busca por textos, indicações bibliográficas, exercícios e trabalhos de aplicação.

2.2. Quadro Histórico da Educação a Distância – Um Resumo Breve


Ano
Local
Descrição
1728
EUA, Boston
Taquigrafia por Cauleb Philip.
1833
Suécia
Estudo de redação.
1840
Reino Unido
Curso de taquigrafia por correspondência oferecido na Inglaterra.
1856
Alemanha, Berlin
Ensino de francês por correspondência.
1858
Inglaterra, Londres
Ensino por correspondência na Universidade de Londres.
1873
EUA, Boston
Sociedade para a Promoção do Estudo em Casa.
1883
EUA, Ithaca NY
Universidade por Correspondência.
1892
EUA, Chicago
Utilização da correspondência na formação de docentes para as escolas dominicais, cria uma Divisão de Ensino por Correspondência no Departamento de Extensão.
Criação as Escolas Internacionais por Correspondência.
1903
Espanha, Valência
EUA, Baltimore
Julio C. Baviera abre a Escola Livre de Engenheiros.
Escolas Calvert de Baltimore criam Departamento de Formação em Casa, para acolher crianças de escolas primárias que passam a estudar sob a orientação dos pais.
1910
Austrália, Vitória
Professores que atuam no ‘curso primário’, em regiões rurais,
com material de educação secundária pelo correio.
Universidade de Queensland desenvolve experiência de estudo a distância para solucionar diculdade de distâncias geográficas.
1914
Noruega e Alemanha
Na Noruega, fundada a Norst Correspondanseskole e, na
Alemanha, a Fernschule Jena.

1919
EUA e Europa
Final da Primeira Guerra Mundial, novas iniciativas de ensino a distância em virtude de um considerável aumento da demanda social por educação.
Nesse período, o ensino por correspondência envolve em torno de 350.000 usuários só na Europa.



1920
Noruega, Alemanha, URSS
Na Noruega, é fundada a Norst Correspondanseskole.
Na Alemanha, a Fernschule Jena.
Na antiga URSS, implanta-se também este sistema de educação a distância por correspondência.
1922
Nova Zelândia
A New Zeland Correspondence School começa suas atividades
com a intenção inicial de atender a crianças isoladas ou com di_culdade de freqüentar as aulas convencionais (área rural).
1923
Brasil
No Brasil, em 1923, ocorre a criação da Fundação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, por um grupo liderado por Henrique Morize e Roquete Pinto, iniciando a educação pelo rádio.
Em 1936, a Fundação é doada ao Ministério da Educação e
Saúde, que a transforma, em 1937, no Serviço de Radiodifusão Educativa do Ministério da Educação.
1928
Reino Unido, Londres
A Britsh Broadcasting Corporation (BBC), de Londres, cursos a distância para a educação de adultos por meio do rádio.
1934 e 1939
Brasil
O Instituto Monitor inicia suas atividades. Primeira empresa
de difusão de cursos a distância no Brasil, criada em 1939 para a
oferta de aulas profissionalizantes na modalidade de ensino por correspondência, os primeiros cursos oferecidos relacionavam-se à eletrônica e à formação de radiotécnicos.
1937
França, Paris
Por meio da Radio Sorbonne são transmitidas aulas de quase todas as matérias literárias da Faculdade de Letras e Ciências Humanas
de Paris. A Sorbonne, em Paris, inaugurou em 1927 o “Institut radiophonique d’extension universitaire”, considerado como precursor da rádio educativa e da educação a distância.
1938
Canadá, Victória
Primeira Conferência Internacional sobre a Educação por Correspondência.
1940
França
Surge o Centro Nacional de Teleducação na França (CNTE),
atualmente Centre National d’Enseignement à Distance (CNED), destinado ao ensino por correspondência e também, por rádio e o videocassete que começam a ganhar espaço como veiculadores
dos conteúdos dos cursos a distância.

1941
Brasil
No Brasil, surge o Instituto Universal Brasileiro objetivando a
formação profissional de nível elementar e médio, sem exigência de escolaridade anterior, método por correspondência.
1946
África
Universidade de Sudafrica (UNISA) começa a ensinar por correspondência. Atualmente é a única Universidade a distância na
África que se dedica exclusivamente a desenvolver cursos a distância, atingindo diversos países.
No mesmo período, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC inicia atividades e desenvolve, no Rio de Janeiro e São Paulo, a Universidade do Ar, ensino a distância
pelo rádio.
1960
China
Brasil
É fundado o Beijing Television College, que oferece educação a distância pela televisão até ter suas atividades encerradas durante a Revolução Cultural, em 1966.
No Brasil, tem início a ação sistematizada do Governo Federal na modalidade de EAD: é realizado um contrato entre o Ministério da Educação e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
1962
Espanha
Inicia na Espanha uma experiência de Bacharelado Radiofônico,
que dá origem ao Centro Nacional de Ensino Médio por Rádio e Televisão, transformado em 1968 no Instituto Nacional de Ensino Médio a Distância (INEMAD).
1965
Brasil
Início dos trabalhos da Comissão para Estudos e Planejamento
da Radiodifusão Educativa no Brasil. Entre 1966 e 1974, passam
a funcionar oito emissoras de televisão educativa: TV Universitária de Pernambuco, TV Educativa do Rio de Janeiro, TV Cultura de São Paulo, TV Educativa do Amazonas, TV Educativa do Maranhão, TV Universitária do Rio Grande do Norte, TV Educativa do Espírito Santo, TV Educativa do Rio Grande do Sul.
1967
Brasil
Criação da Fundação Padre Anchieta, com o objetivo de promover
atividades educativas e culturais por meio do rádio e da televisão;
e inicia suas transmissões em 1969.



1969
EUA
Brasil
Criação da British Open University, instituição pioneira no que hoje se entende como educação superior a distância.
Constituição da Fundação Educacional Padre Landell de Moura (FEPLAM), instituição privada sem fins lucrativos, de educação de adultos por meio da teleducação.
O governo do Estado de São Paulo, mantém uma emissora de televisão - a TV Cultura - e duas emissoras de rádio - a Cultura AM e a Cultura.
1970
Brasil
Portaria interministerial nº 408/70, dispondo que emissoras comerciais de rádio e televisão a obrigatoriedade de transmitir, gratuitamente, cinco horas semanais de 30 minutos diários, de segunda à sexta-feira, ou 75 minutos aos sábados e domingos, de programação educativa, visando à educação de adultos.
1971
Brasil
Criação da Associação Brasileira de Teleducação.
1973
Brasil
Espanha
SENAC inicia cursos por correspondência, seguindo o modelo da Universidade de Wisconsin/USA.
Cursos com Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), localizada em Madri, na Espanha.
Centro de Ensino Técnico de Brasília (CETB) criado com a finalidade de formar e instruir recursos humanos, desenvolvendo
programas e projetos para crianças, jovens e adultos, atendendo
em zonas urbanas como rurais.
1974
Israel
Surge a Universidade Aberta de Israel, com cerca de 400 cursos em diferentes áreas.
1975
Alemanha
Criada a Fernuniversität, dedicada exclusivamente ao ensino universitário.
1978
Brasil
lançado o Telecurso 2º Grau, oferecido pela Fundação Padre Anchieta (TV Cultura/SP) e pela Fundação Roberto Marinho,
com programas televisivos apoiados em fascículos impressos,
com o objetivo de preparar o telealuno para os exames supletivos.
1979
Portugal
Criado o Instituto Português de Ensino a Distância, com o objetivo de oferecer cursos superiores para a população distante das instituições de ensino presencial e qualificar o professorado.
1983 e 1984
Brasil
Criação da TV Educativa do Mato Grosso do Sul.
Início do “Projeto Ipê”, ensino à distância criado em 1984 numa parceria da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com a Fundação Padre Anchieta para produção e distribuição de cursos de atualização de professores de 1º e 2º grau por meio de programas na TV Cultura.
1991
Brasil
A Fundação Roquete Pinto, a Secretaria Nacional de Educação
Básica e as Secretarias Estaduais de Educação implantam o Programa de Atualização de Docentes, com conteúdos destinados aos professores das quatro séries iniciais do Ensino Fundamental e aos alunos dos cursos de formação de professores.
1992
Brasil
Núcleo de Educação a Distância do Instituto de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso, em parceria com a Universidade do Estado do Mato Grosso e com a Secretaria de Estado de Educação, contando com o apoio da Tele-Université du Quebec, Canadá, desenvolvem projeto para um curso de Licenciatura Plena em Educação Básica: 1ª a 4ª séries do 1º Grau, na modalidade a distância.
1996
Brasil
Lei de Diretrizes e Bases Nacionais nº 9394, de 1996, normatiza,
em nível federal, a educação a distância.
2000
Brasil
Criação da Universidade Virtual Pública do Brasil (UniRede),
um consórcio de 70 instituições públicas de ensino superior que tem por objetivo democratizar o acesso à educação de qualidade por meio da oferta de cursos a distância.
2003
Brasil
O Centro de Educação a distância da Universidade de Brasília
(UnB) é credenciado para oferecer cursos de graduação e pósgraduação lato sensu a distância.
2004, 2005 e Dias Atuais
Brasil
Por meio de Edital, o MEC convoca instituições públicas e comunitárias, devidamente qualificadas, a manifestarem interesse em participar do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício no Ensino Fundamental e no Ensino Médio (Pró-Licenciatura) e crescente número de cursos oferecidos na modalidade à distância.


3. Conclusão

Historicamente, o ensino a distância está em uso desde 1728 nos Estados Unidos e desde 1840 na Inglaterra que nestes longos anos como ainda nos períodos contemporâneos, sofre resistências e discriminações pelos mais tradicionais acadêmicos.

É por vezes considerado como um sistema paliativo para aqueles menos favorecidos para acesso, ou seja, para os que não tiveram oportunidades de estudar em instituições convencionalmente presenciais que, na corrida tecnológica e velocidade dos meios de informação e conhecimentos, esse sistema passa a ser uma importante ferramenta para estudos e profissionalização.

Assim, todo um conjunto de instituições está desenvolvendo um trabalho pertinente nesse sistema educacional encurtando distâncias entre universidade e ensino básico nacionalmente, com inúmeras experiências a nível internacional como nacional, pontuando um veículo que pretende romper barreiras geográficas, socioeconômicas, temporais, culturais, a dispor de todas as sociedades.

Bibliografia

BELLONI, MARIA LUIZA. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 78, Abril/2002.

CATAPAN, Araci Hack. Introdução à educação a distância / Araci Hack Catapan ... [et al.] .— 1. ed e 1. reimpr. - Florianópolis : Biologia/EaD/UFSC, 2009.

Gestão Pública a Distância Introdução

1. Introdução
   
O Brasil desde colônia até dias contemporâneos, passou por diversas fases estruturais como nação em todos seus setores: formas de estados, sistemas de governos, industrialização, tecnologias, sistema educacional e tantos outros que poderiam ser elencados e, um desses que se destaca neste texto, refere-se a educação e suas formas modernas de instrução.

A educação apresenta diversos formatos de como repassar conteúdo e agregar conhecimento aos educandos, desde o principiado de educação local nos grandes latifúndios, metodologia cartesiana presente no sistema tradicional até as atuais modernas tecnologias da informação e propagação da Internet.

O presente texto não pretende expor todo o processo educacional e sua extensa história, mas sim, um apontamento de como a tecnologia tem mudado a vida de toda a sociedade e como as ferramentas de comunicação, os sistemas interativos, a internet e a ciência da computação em suas diversas áreas, têm contribuído para uma nova forma de educar e tratar o conhecimento.
  
2. Desenvolvimento
   
2.1. A Educação a Distância
  
O Brasil como sociedade e Estado, organizou de diferentes formas desde sua primeira situação como colônia até um país em processo de desenvolvimento, contrastando uma grande massa de sua população em moldes muito atrasados do processo educacional, outros em falta de política públicas, poucos em melhor processo instrutivo e, aqueles que por meios não convencionais e tecnológicos, utilizam da tecnologia virtual para acesso a cursos superiores e de pós-graduação.

O sistema de educação a distância vem inovar a forma de como o conteúdo é ministrado, como o conhecimento é tratado, através de um plano de curso que segue um regime particular de sequência, onde a interação do professor com o aluno ocorre de forma não presencial ou semi-presencial, diferente na metodologia tradicionalista, abrindo um leque totalmente novo na administração do tempo dedicado a estudos, formação pessoal e profissional.

Um ponto a ser destacado é a possibilidade do aluno fazer seu próprio tempo e ritmo de estudo, não ficando preso a horários pré-estabelecidos, com a vantagem de flexibilização do tempo, diferença esta que procura dar atendimento diferenciado a um público de estudantes que possuem pouca disponibilidade de horário, formas de trabalho diversificadas, distância locais de moradia em relação a localização da instituição de cursos presenciais, como para aqueles que procuram diversificar seus  horários de formação.

Segundo Araci Hack Catapan (Introdução à educação a distância, 2009), em um processo de educação a distância, cada pessoa deve preparar seu próprio planejamento de aprendizagem, ter em mente uma metodologia de busca de conhecimento, estar interado nas tecnologias disponíveis nos sistemas de informação e adaptar-se a uma nova forma de disposição de sala de aula por ser virtual. Assim, a educação a distancia vem alterar como agregar novas metodologias de processo de aprendizado, refletindo como a tecnologia influencia a sociedade como um todo.

2.2. O Educando na Modalidade de Educação a Distância – Um Breve Resumo

O estudante tem um desafio a seguir quando enfronha em um estudo a distância onde deve ter em mente a administração do seu tempo, autodisciplina, planejamento pessoal de atividades, compromisso com as matérias, entendimento em pesquisa e didática de conteúdos e , principalmente, perseverança, motivação e verdade para consigo mesmo.

Isto significa que o estudante não se deve deixar levar pela distração, procrastinação, inércia e desídia. O estudante se vê em um processo próprio e pessoal de busca de conhecimento, não havendo como costumeiramente um professor presencial ministrando uma aula expositiva, não se tem um tempo predeterminado obrigatório de carga horária em bancos universitários com marcação de presença, como também, não se tem uma interação com outros estudantes do grupo escolar.

O que se tem em um ambiente virtual é uma tecnologia aplicada em sistemas de informação através da tecnologia em informática onde o aluno interage em um ambiente virtual, de acordo com as possibilidades tecnológica que esse ambiente oferece. É um processo em que o estudante deve ditar seu processo de aprendizagem, de acordo com o cronograma de atividades que a instituição disponibiliza, e parear com toda uma vida profissional e pessoal que cada um tem, ou seja, todo o planejamento e sua execução depende da rotina que o educando aplicará a sua vida acadêmica.

Em resumo, segundo estudiosos Knowles, Malcon (1970), Houle, Cyril (1961), Swank (2000) conforme texto de Araci Hack Catapan, o processo de aprendizagem depende de quais objetivos o educando pretende atingir, se o curso estará em consonância com a própria experiência de vida como também, se aquele estará motivado em aprende naquilo que se propõe a aprender que segundo Aretio, também no texto de Araci, é fundamental para a aprendizagem: um processo interno pessoal, motivação intrínseca de acordo com estímulos externos, interdisciplinaridade dos conteúdos, estabelecimento claro dos objetivos propostos, característica amistosa do grupo de estudo e o curso estar de acordo com experiências pessoais do educando.

3. Conclusão
  
A educação a distância vem a diversificar a forma de oferta de cursos àqueles que procuram o aperfeiçoamento pessoal e profissional e essa busca depende muito do que a pessoa motiva-se para a escolha de determinado curso e como concluirá tal processo.

São fatores pessoais intrínsecos de cada pessoa juntamente com a oferta pelas instituições e como será a qualidade de tais cursos. Segundo Belloni em seu ensaio sobre educação a distância no Brasil, resumidamente, vários desafios são notados no processo de consolidação como as políticas públicas, seus atores e interesses; aspectos culturais da sociedade, processo produtivos e tecnologias aplicadas à educação; metodologia didática, processo de aprendizagem, formação dos professores, perfil, motivação, necessidades dos alunos; tendência mudais, globalização, interação de processo educacionais entre países e agências não governamentais; aspectos socioeconômicos da contemporaneidade de todo o conjunto global.

Assim, pode-se inferir que está se descortinando uma nova sociedade e novos processo educacionais cada vez mais coadunados com as modernas tecnologias, trazendo grandes desafios para os agentes públicos, para os profissionais da área de educação, para os tecnólogos das ciências da informação e computação e, principalmente, para o público a ser atendido, os educandos, na busca de novos conhecimentos, em seus aspectos pessoais, profissionais, motivacionais.

Bibliografia

BELLONI, MARIA LUIZA. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 78, Abril/2002.

CATAPAN, Araci Hack. Introdução à educação a distância / Araci Hack Catapan ... [et al.] .— 1. ed e 1. reimpr. - Florianópolis : Biologia/EaD/UFSC, 2009.