terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dicas para melhoramento do desempenho em estudos


Ao iniciar mais um semestre ou ano letivo escolar, uma entre muitas preocupações dos pais e responsáveis de nossos jovens estudantes, além dos concurseiros de plantão, é ter o mínimo a certeza de que se tenham bons resultados escolares e, consequentemente, mais uma etapa educacional vencida para as próximas caminhadas ou um cargo alcançado.

Vendo a forma de estudar de nossos alunos, filhos, parentes, amigos, tendo alguns, desempenho positivo e outros, “esbarrando” na linha da repetição de série ou etapa, podemos fazer a seguinte reflexão: porquê dessa discrepância de resultados e quais formas poderiam ajudar nossos jovens e a nós mesmos a melhorar os hábitos e métodos de estudo.

Um dos pontos que podem ser destacados é que aprendemos com uso de nossos sentidos, principalmente a visão. A leitura é de suma  importância para que adquiramos conhecimentos, atendo-se as palavras, frases, contexto, preparando  assim nosso cérebro para novas possibilidades de ver, pensar e perceber o mundo ao redor. Aqui propõe-se, de forma sugestiva, algumas dicas que podem aumentar as chances de nossos jovens a melhorarem suas notas, como também de adultos na preparação de exames e concursos:

1º Passo – Sala de Aula:
- Prestar ATENÇÃO ao que os professores estão ensinando, evitando olhar para os lados ou conversas paralelas;
- Manter a CONCENTRAÇÃO: aprende-se melhor e a fixação na memória;
- ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO, LIVROS, CADERNOS E EQUIPAMENTOS;
- Deixar para conversar no momento do intervalo ou na hora da saída.

2º Passo – Em casa:
- REVISAR a matéria dada na escola ou cursinho, fazendo uma leitura dos livros e cadernos;
- Fazer as TAREFAS DE CASA que os professores passaram, de forma calma e tranquila, lendo o livro, procurando as respostas corretas, para não haver a necessidade de refazê-la em caso de erros por falta de atenção ou comprometimento;
- ANOTAR AS DÚVIDAS, procurando pessoas que possam ajudar nos esclarecimento dessas;
- Utilizar ENCICLOPÉDIAS, DICIONÁRIOS, REVISTAS, JORNAIS, INTERNET, para pesquisa de temas e de palavras que não se tem conhecimento.

3º Formas de Estudar:
- Estudando em casa -  elaborar esquemas , fazer anotações em papel, resumir textos, falar e gesticular para si mesmo explicando o conteúdo;
- Estudando em grupo - fazendo exercícios, ensinando com detalhes, copiando e comparando com outros estudantes;
- Estudando sozinho - lugar silencioso, espaço perfeitamente organizado, rodeado de livros e cadernos;
- Sala de aula - sentar na frente, de preferência nas primeiras filas, evitando os colegas que gostam de conversar;
- Ritmo de estudo - estudar todos os dias, procurando os tópicos mais importantes de cada matéria.

4º Atitudes Importantes:
PACIÊNCIA – estudar com calma e com tranquilidade, o nervosismo atrapalha a memória;
PREGUIÇA – quem não estuda, não terá bons resultados nas provas;
ROTINA – criar o hábito de estudar, com metodologia e organização;
CURIOSIDADE – procurar por novos conhecimentos a toda hora;
INTERESSE – tudo que se faz com gosto e intensidade, fica mais fácil de ser realizado;
ORGANIZAÇÃO – sem método ou na bagunça não se acha nada;
PLANEJAMENTO – prever com antecipação os livros e matérias que serão dadas.

Hoje no ambiente de trabalho, a competição está cada vez mais acirrada e emprego é escasso. Nossos jovens precisam conscientizar que, para que as oportunidades possam ocorrer com sucesso, é imprescindível que estejam aptos, graduados, cultos e preparados para as necessidades do mundo moderno e para o enfrentamentos de inúmeros exames que serão realizados.

Dicas para aproveitamento do tempo


Tempo é um bem escasso na vida de todos nós e torna-se imprescidível melhor administrá-lo, organizá-lo de forma mais produtiva e ágil, para que o êxito seja alcançado.

Como melhor aproveitarmos o dia? Como termos tempo para o lazer? Como dedicarmos mais a família? Como reservar espaço para a carreira e profissionalização? Tantas outras perguntas são feitas em nossas mentes e sentimos que não conseguimos realizar tudo o que desejamos fazer ao longo do dia como da própria vida.

Conforme a ciência da administração, para que o tempo seja melhor utilizado devemos organizar as atividades de forma que a tarefa possa ser cumprida conforme a exigência de sua execução, objetivos, tempo e metas pré-estabelecidas.

Procurando encontrar quais motivos do não aproveitamos eficiente do tempo, a falta de um método ou planejamento diário, associado ao hábito de confiança na memória e com a imprevisibilidade de acontecimentos do dia, impede o correto cumprimento dos compromissos. Planejar é preciso, organizar-se é o meio, racionalizar é fundamental. O ato de planejar, a vontade, a disposição e a definição de objetivos, aumentam as chances de sucesso.

Como sugestão, dicas a seguir propõe formas de tornar o tempo um amigo de nosso dia-a-dia:

- |1|Planejar Atividades: prever, pensar no que precisa ser feito; detalhar como fazer; pesquisar, levantando dados do que é necessário para iniciar uma tarefa, execução e conclusão; evitar incoerências e definir atitutes e atos a serem tomados;

- |2|Utilizar Agenda: listar preventivamente, todos os dias, as obrigações, contas, contatos, pendências, assuntos a examinar, compromissos de toda ordem das providências do dia;

- |3|Roteiro Coerente: definir de forma antecipada as obrigações a cumprir definindo um roteiro a ser seguido, agilizando e economizando esforços, evitando ziguezagues;

- |4|Objetividade no Desempenho: cumprimentar, tratar assunto, agradecer, ser coerente focando a conversa no que está sendo tratado e evitar conversas evasivas e não produtivas;

- |5|Exercícios e Hidratação: beber a cada duas horas um copo com água, realizar alongamentos periódicos durante o dia para relaxar e evitando tensões e estresse;

- |6|Realizar: criar o hábito de realizar as tarefas no momento de sua necessidade, não deixar para outro dia o que pode ser feito ou preparado hoje, evitando o esquecimento de detalhes e pormenores;

- |7|Conhecimento: além da busca de resultados, estes devem vir da produtividade com qualidade, aperfeiçoamento constante, busca insesante por conhecimento e melhorias;

- |8|Organização: as atividades bem planejadas e administradas reduz esforços, retrabalhos, equaciona tempo e momentos disponíveis para o lazer e convivência familiar;

- |9|Humildade: refletir que não somos donos da verdade, meditar e ler para melhorarmos nosso conhecimento interno, como também o conhecer de outras pessoas, respeitando-as e ouvindo-as, respondendo a seus questionamentos com atenção e inteligência;

- |10| Compartilhamento.: não guardar para si o sucesso de experiências; ensinar, compartilhar resultados exitosos que provão o porquê de nossa existência e a liderança de seguir nossas vidas.

Estas singelas observações e sugestões podem contribuir para o melhor aproveitamento do tempo e que o compartilhamento de idéias, conhecimentos e experiências tragam resultados eficientes na administração do tempo em nossas vidas, a depender, claro, do planejamento pessoal de cada um.

Administração do Tempo, dicas para o trabalho, para a vida


No mundo dos negócios e em nossas vidas pessoais, diversas teorias nascem da busca de encontrar os melhores meios de tornar a eficiência um aspecto natural no ambiente profissional e familiar. Envolvem ferramentas, controles, planejamento, estudos e todo o conhecimento necessário para a operacionalização de atividades e tarefas. Não podemos esquecer que nesses ambientes, nos envolvemos com pessoas que têm necessidades, aspirações e atividades de seu cotidiano, envolvendo além do seu trabalho, o seu lazer, sua família, sua vida.

Reflitamos...Como fica a vida dessas pessoas frente ao seu trabalho? Como estão as relações com as pessoas? Como atendem os seus asseios da família? Como dedicam alguns momentos do seu tempo em lazer? Como estão se profissionalizando e buscando desenvolvimento profissional e ou projetando futura carreira?

A proposta deste artigo é expor a analogia da ciência da administração com a vida cotidiana: como melhor administrar o tempo para que possamos realizar eficientemente nossas tarefas e ter momentos disponíveis, nos relacionarmos com fazer e prazer.

Administrar o tempo, tecnicamente, é instruir e objetivar rotineiramente os procedimentos de execução de tarefas prederminadas para atingir objetivos e metas pré-estabelecidas, é organizar as atividades cotidianas de forma que a tarefa possa ser cumprida conforme a exigência de sua execução..

Para administrarmos o nosso tempo, devemos primeiramente,como sugestão, criar o hábito do uso de uma agenda diária, tanto para a vida pessoal como profissional, organizando o dia-a-dia e aproveitando melhor o escasso tempo, instruindo e rotinizando as atividades diária profissionais e pessoais.

O estabelecimento de uma agenda deve ser factível, tarefas podem ser pré-definidas e possíveis de serem realizáveis, organizando o dia, melhorando o planejamento, antecipando as tarefas: o planejamento diário deve ser um hábito indispensável na gestão do tempo.

Seguir o que foi planejado e deixar espaços para o imprevisível, dizer não quando necessário ou replanejar a agenda, definir prioridades, classificar o que é urgente, o que é importante, tranquilizando assim, o cumprimento de prazos e horários. Negociar com antecedência e evitar prazos que não possam ser cumpridos tranquiliza e reduz a pressão pelo compromisso de cumprir tarefas a concluir. Realizar tarefas mais agradáveis pela manhã e mais dispendiosas à tarde, dextressa o estado de ânimo durante o dia.

Um fato que dispende tempo é o fato de não aplicação de um método de realizar uma tarefa por vez, ocasionado possibilidade de retrabalho, querer fazer tudo ao mesmo tempo para concluir o mais rápido nossas obrigações. Precisamos mudar tal postura, concentrando em atividades semelhantes em um mesmo intervalo de tempo, diminuir as distância de comunicação, não deixar para depois o que pode ser feito no momento e ser claro na comunicação, são itens de organização negligenciados por nós. Dentro do local de trabalho existem as relações interpessoais e todos devem cooperar uns com os outros. No caso de reuniões, planejar a pauta, assuntos e horários de início e término, tarefa simples que direciona a sequência da exposição harmonicamente.

Podemos sim, criar e usar técnicas em nossas vidas pessoais e profissionais para manter a mente voltada para o que foi planejado; visualizar o que vai ser realizado, mantendo a concentração; procurar fazer exercícios físicos regularmente; não perder tempo em demasia com o passado e futuro; treinar a atenção para o momento; o sono de qualidade é fundamental para a concentração no trabalho e tranquilidade durante o dia; encarar as pressões do dia-a-dia com profissionalimo e ética, lembrando que são importantes, fazem parte das etapas da vida e são como um processo constante de mudança; praticar minimeditações e respirações ritmadas de relaxamento; a cada hora, cultivar o relacionamento sadio, franco e paciencioso com um espírito de cooperativismo, tanto no seio familiar como no trabalho. Vamos tentar? E porque não?

Dica sobre Método de Estudos


MÉTODO DE ESTUDOS

Conforme rotina abaixo:

1-Prestar atenção ao que vai fazer, procurar concentrar-se nas atividades.
2-Estudar em local apropriado: cada um em seu quarto na mesa de estudo (sentados) ou outro local que seja próprio para estudar com local iluminado, ventilado e agradável.
3-Manter o móvel onde ficam os livros, cadernos, estojo e materiais organizados.
4-Separar o estudo por matérias. Olhar a agenda. Vale preparar a divisão das matérias por dia de semana e planejar revisões semanais, mensais e periódicas, para aprimoramento da memória e cognição.
5-Revisar, lembrar as aulas do dia, do dia anterior e do planejamento de revisão.
6-Concentrar na leitura: ler, sublinhar, fazer anotações no livro, anotar e sublinhar as dúvidas. Sugestão do método de fichamento para organização dos conteúdos.
6-Fazer as tarefas de propostas no sistema de estudos.
7-Formas de estudar:
-Fazer anotações no livro e caderno da matéria em estudo.
-Sublinhar palavras e frases do texto.
-Resumir o que foi sublinhado.
-Falar, conversar, estudando como se estivesse dando aula para si mesmo.
-Pesquisar em enciclopédias, internet, livros, biblioteca e outros que possam subsidiar o esclarecimento de dúvidas, base para fonte de conhecimentos e sobre matéria que se tem dúvida.
-Utilizar o dicionário para palavras que não se conhece.
-Interessar-se pelos estudos e matérias.
-Não ficar questionando o estudo.
-Manter a calma, no caso de dúvida, procurar outras pessoas para ajudar.
-Hoje, com a disposição da tecnologia, frisa-se utilizar toda sorte de equipamentos a disposição, de forma que cada um seja uma grande fonte de consulta e armazenamento.

Estudar é:
-Prestar atenção às aulas e aos próprios métodos didáticos (para aqueles que estudam por conta própria);
-Revisar as matérias, estruturando-as em esquemas lógicos de gradação e rotinização;
-Fazer as tarefas de casa, aquelas preparadas por si próprio e exercícios;
-Ler, sublinhar, anotar, falar, repetir, repetir, esquematizar;
-Pesquisar e interessar-se pelos estudos, sem interesse, dificilmente o objetivos de passar em um vestibular, um exame ou em um concurso será atingido.