terça-feira, 5 de novembro de 2013

UM EXEMPLO: TCU 2013 AUDITOR FEDERAL – PROVA DISCURSIVA PD1

ESTILOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, CONTROLE DE GASTOS E EXPRESSÃO DA SOCIEDADE

A administração pública tem em seu bojo o trato com a res publica – expressão latina que significa “coisa do povo” – fim primordial do interesse público, no sentido do bom zelo aos bens públicos, tendo seus órgãos o objetivo do uso efetivo de tais bens, do controle, como em respeito aos princípios constitucionais a eles inerentes.

A administração deve em suas ações, materializados em atos e fatos, seguir ou perseguir aos princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade, da eficiência, além de outros pertinentes, implícitos na carta constitucional e no aparato legal que regem e regulam o estado e a sociedade.

Perseguindo tais princípios, vem à tona o estilo da administração que, no caso brasileiro, traz em sua história três perfis ao longo de sua história: patrimonialismo, racional-legal e gerencial, estes, retratando a forma como os gestores públicos administravam e administram os recursos públicos.

Conceituando resumidamente esses estilos de administração dos bens públicos, o patrimonialismo retrata um vinculamento dos bens públicos aos dos gestores, como se tais bens fossem de propriedade destes e não do seio social; no caso do racional-legal veio para combater tal estirpe, aplicando-se a teoria da burocracia para o uso eficiente e independente dos bens em contrapartida da confusão patrimonial da anterior, formatando-se uma estrutura hierarquizada e pautada na estrutura organizacional; já a gerencial vem a modernizar o estilo racional-legal, procurando desengessar à máquina administrativa, focando o resultado social, o cliente cidadão.

Toda essa mudança ou passagem de estilo de administração pública fomentaram a busca de uma melhor efetividade gestora do estado, onde este deveria planejar atividades e ações para o alcance de resultados de objetivos previamente estipulados, gerando-se produtos que trouxesse soluções para a sociedade, almejando-se desempenho e desenvolvimento organizacional, de forma eficiente, eficaz e econômica.

Nesse sentido, perfaz definir que ser eficiente é utilizar recursos disponíveis de forma racional e econômica sem denegrir a qualidade, sendo eficaz se produtos surgiram de objetivos propostos, tendo economicidade na confecção de tais produtos através de meios que maximizem a produção com menor custo, por fim, alcançando efetividade que significa a permanência ou desempenho de resultados ao longo de determinados períodos.

De acordo com o estilo de administrar, com a estrutura organizacional, como com os princípios administrativos da boa utilização de recursos públicos, infere-se no controle da administração através de seus órgãos de controles pautados na legalidade de suas normas, ou seja, os gestores devem se ater aos dispositivos normativos nacionais e na prestação de contas de suas atividades.

Os órgãos de controles, como instituições que prezam pela efetiva gestão dos recursos públicos, tanto internos a cada grupo de poder, como externo, das casas legislativas com auxílio dos tribunais de contas, veem analisar, julgar as ações dos ordenadores de despesas, auxiliando a transparência governamental frente à sociedade, expressando objetivos de desenvolvimento e de promoção social.

A administração pública, portanto, está pautada na legalidade de suas normas, direcionando o estado para o alcance do fim público, devendo seus agentes e seus gestores perseguir o objetivo da efetiva utilização dos bens públicos, respaldados pelos órgãos de controle, no princípio legal da transparência de seus atos frente à sociedade.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Um pouco de Programação Neurolinguística

PROGRAMAÇÃO NEUROLIGUISTICA
.Saber usar o cérebro, habilitar a linguagem do mesmo para melhorar desempenho.
.Modelo basea-se na melhora da comunicação e na mudança pessoal (troca de hábitos).
.Metodologia para técnica da neurolinguística.
.Remover limitação internas psiconeurolinguística.
©O QUE É A PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA
²Engloba estudos para crescimento pessoal e auto-estima.
²Ensina o homem a compreender o seu cérebro e seu funcionamento.
²Os cinco sentidos: visão, olfato, paladar, tato e audição. Responsáveis pelo aprendizado humano.
²Reestruturação mental de forma consciente e consistente.
²Reorganização de forma objetiva e sistematizada.
²Persuação deve analisar o conflito de interesses.
²Atitudes:  Motivação, desempenho, tomada de decisão, aprendizado, comunicação e controle emocional.
²Consciencia das limitações, conhecimento de seu próprio inconsciente.
²Auto-análise e refletir sobre a forma de pensar e como pensar de forma diferente.
©NOSSO CÉREBRO
²É a chave central, mas não sabemos lidar com toda sua potencialidade, registramos tudo que experenciamos e são responsavéis por nossas atitudes e hábitos.
²Verificar o que deletar e o que reprogramar em nosso cérebro.
²Para apagar as experiências negativas, devemos retornar ao fato passado e se soubermos a dimensão deste, podemos reprogramar para o lado positivo.
©PROGRAMAS MENTAIS
²Autoconhecimento, terapia para entender o funcionamento cerebral.
²Recebemos informações desde feto e através dos cinco canais sensoriais estass são codificadas.
²O cerebro vai se autoprogramando, gerando codigo com essas informações que depois se transformam em paradigmas, crenças e valores.
²Desenvolvemos habilidades e tomamos decisões como resultados de cognitivas atitudes.
²Nossos modelos auxiliam ou nos limitam. Para cura-se e outro programa que utilizamos em nossa estrutura interna.
²Quanto mais conhecemos nossas estruturas internas, mas eficiente seremos para a interação.
©PRESSUPOSTOS PRINCIPIOS BASICOS DA PROGRAMAÇÃO NEUROLOGUISTICA
²Não há fracassos na comunicação, apenas resultados.
²Fracasso é informação negativa, tudo que não consigo de forma positiva considera-se um fracasso que na verdade são atitudes e tarefas que não soube utilizar de forma correta, não consegui transmitir a informação no canal do outro, codificação diferente, formas diferentes de comunicação, depende do uso de estratégias para a comunicação, mudar o meu jeito para uma eficaz comunicação.
²As pessoas têm todos os recursos necessários para qualquer mudança desejada.
²Nós seres humanos, nos comunicamos em dois níveis:
       |Consciente e inconsciente;
       |Divisãoda atenção.
²A mente inconsciente é responsávbel por toda a aprendizagem, com funcionamento automatico dos aprendizados escquecidos.
²Quanto mais consciência em tem do inconsciente, mas tem controle mais autocontrole.
²A intenção de todo o comportamento é positiva.
²Você é o que acredita ser.
²Estamos programados positivamente ou negativamente, crenças sobre o eu, valores e crenças ao próprio respeito, gerando a identidade, bom ou ruim em determinadas tarefas.
²Somos o que pensamos que somos.
²Procurar ser aquilo que deseja ser.
²Toda pessoa tem sua própria maneira de implementar soluções.
²A energia flui para onde está seu pensamento.
²Quando acreditamos com convicção, e a comunicação for direta com cérebro, sem a interferência do sistema nervoso central, o que valerá é a crença e não há realidade.
²A energia do universo flui para onde os pensamentos vão, Mudança das crenças e pensamentos para os objetivos desejados.
²As pessoas fazem suas melhores escolhas disponíveis dentro de suas possibilidades e capacidades percebidas.
²O cérebro aprende por repetição.
²Reprograma e reorganiza as reações reflexas de forma consciente através da repetição, reeducação.
©ETAPAS DO APRENDIZADO
²Incompetência inconsciente – etapa sem informação sobre algo.
²Incompetência consciente – coleta de informação sobre que não sabe.
²Competência consciente – colocação de informações pelos sentidos de forma consciente, educação.
²Competência inconsciente – com a repetição, se firma o que foi aprendido, eu sei que sei algo, positivamente ou negativamente.

Programar com informações novas, com correção, postura, desprogramar sobre a ótica da competência inconsciente toda informação negativa.
Flexibilidade e competência são atributos de sua inteira responsabilidade:
       |Começam e terminam dentro de você;
       |15% do sucesso profissional: conhecimento técnico;
       |85% habilidade de comunicar-se;
       |Todos os aprendizados são passados pelas etapas do aprendizado.
©CALIBRAÇÃO
²Processo de detecção e registro mental dos sinais verbais e não verbais associados a determinado estado interno
²Pesquisa que o impacto e a sinceridade da comunicação se devem:
       |55% linguagem corporal – comunicação não verbal: postura, respiração, movimentos corporais e tonalidade de pele;
       |38% comportamento verbal – tom de voz, timbre, volume e velocidade;
       |7% palavras.
²O corpo exprime as meta mensagens.
²Indicadores para calibração:
       |Piscar dos olhos;
       |Mudança de cor;
       |Tensão ou relaxamento;
       |Respiração;
       |Movimentos oculares;
       |Espessura dos lábios;
       |Inclinação e manejos da cabeça;
       |Movimentos dos braços e das mãos;
       |Postura corporal;
       |Sorriso e mímica;
       |Mudança no tom da voz;
       |Mudanças da velocidade da fala;
       |Volume da voz.
Para verificar congruência.
©PADRÃO DOS MOVIMENTOS OCULARES
²DESTROS:
       |visual recordado - para cima e a esquerda;
       |visual construído – para cima e a direita;
       |auditivo construído – movimento totalmente a direita;
       |auditivo recordado – movimento para o lado esquerdo;
       |sinestésico – movimento para direita e para baixo;
       |diálogo interno – movimento para baixo e para a esquerda;
       |diálogo interno, e sobre atitudes negativas, movimento para baixo e par a esquerda.
²CANHOTOS:
       |O inverso dos destros.
©PALAVRAS PROCESSUAIS
²Sistemas de representação de uma pessoa;
²Os verbos, adjetivos, advérbios, palavras processuais;
²Demonstra em tipo a pessoa utiliza mais a comunicação: visual, auditiva, sinestésico, gustativo, olfativo;
²Detectar e acompanhar são importantes para decodificação da experiência subjetiva da outra pessoa para que se possa afinar com ela usando o mesmo código de comunicação.
©FISIOLOGIA CORPORAL
²Outra maneira de detectar a forma de expressão é pela postura corporal.
²EXEMPLOS:
       |Visual corpo para trás,
       |Respiração alta e curta, pisca os olhos, voz acelerada e aguda;
       |Gestos - tocam ou apontam para os olhos e gestos com a cabeça;
       |Auditivo corpo para frente e cabeça elevada;
       |Respiração diafragmática, testa franzida, voz flutuante;
       |Apontam ou gesticulam perto do ouvido, tocam a boa e a mandíbula.
²Sinestésica cabeça e ombros para baixo e respiração profunda.
²Respiração abdominal profunda, a voz grave e lentificada.
²Peito ou região abdominal.
²Respiração, sons, sinais, tamborilar dos dedos coçarem a cabeça ente outros.
©PISTAS DE CAPTAÇÃO DE MUDANÇAS FISIOLÓGICA
²Voltar o foco para o exterior sem prejulgamentos:
       |Pistas mínimas;
       |Posição e movimento dos olhos;
       |Inclinação da cabeça;
       |Simetria ou assimetria facial;
       |Postura geral do corpo;
       |Gestos;
       |Cor da pele;
       |Abertura da pupila;
       |Abertura das pálpebras;
       |Espessura dos lábios;
       |Freqüência da respiração;
       |Tipo de respiração;
       |Pequenos tremores;
       |Tom, volume e timbre da voz;
       |Velocidade da fala;
       |Temperatura e umidade da pele das mãos.
©RAPPORT
²Diferença e semelhanças entre nós.
²Relação favorável com outra pessoa, sintonia.
²Processo que leva a sintonização ou a equalização dos estados internos, sensação recíproca de confiança.
²Em permanente movimento.
²O elemento que tiver maior flexibilidade terá maior controle da situação.
²Intenção: conhecer o outro:
       |Atitude diante do outro: encontrar o outro em seu modelo de mundo;
       |Validação dos mapas internos;
       |Frame perceptivo: desloca-se para a posição do outro, segundo a percepção perceptiva;
       |Tecnologia: combinar e espelhar.
²O acompanhamento é a condição prévia e indispensável ao processo de condução.
²Acompanhamento:
       |Espelhamento encontrar outra pessoa onde ela esta, procurar reproduzir elementos da fisiologia do outro;
       |Reação favorável, identificação com a outra.
²Espelhamento direto:
       |Mesmo canal de expressão do outro.
²Espelhamento cruzado:
       |Canal diferente do outro.
©DINÂMICA DO ACOMPANHAR CONDUZIR
²Quando acompanhar entra em sincronia, reduz a resistência entre os comunicantes.
²Estabelecer e manter rapport.
²Testar o rapport em medida de simulado, positivo conduzir e caso contrário acompanhar.
²Espelhamento:
       |Postura corporal;
       |Mímica facial e sorriso;
       |Gestos e movimentos;
       |Piscar os olhos;
       |Inclinação do corpo e da cabeça;
       |Tom e volume da fala;
       |Velocidade da fala;
       |Pausa na fala;
       |Pontuação;
       |O silêncio;
       |Sistemas representacionais;
       |As expressões verbais;
       |Habilidade de observar.
©POTENCIALIZADORES DO RAPPORT
²Estabelecer rapport.
²Enfatize os pontos de concordância.
²A conjunção \mas\ anula colocação que antecedem.
²E bom exageras no uso do \e\ .
²Faça uso dos suavizadores verbais: talvez, quem sabe, pode ser que.
²Empregar amiúde a técnica ACOMPANHAR E CONDUZIR.
²Observar as pessoas mantém e quebra rapport.
²Meta: ganho bilateral como alvo dos objetivos em comunicação.

COMUNICAÇÃO PARA O SUCESSO PESSOAL – PROGRAMAÇÃO NEUROLIGUÍSTICA – centro de produções técnicas – 31 – 3899 7000



PNL APLICAÇÕES PRÁTICAS
QUADRO COMPARATIVO: UTILIZAR PALAVRAS DE ACORDO COM A COMPATIBILIDADES DOS OBJETIVOS (DESEJOS)
EVITAR UTILIZAR
SUBSTITUIR OU USAR
NÃO
QUERO, POSSO, VOU
USAR POSITIVAMENTE
EX: NÃO QUERO FICAR NERVOSO
MAS
USAR POSITIVAMENTE ACRESCENTANDO VALOR
EX: ESTOU NERVOSO MAS VOU CONSEGUIR
TENTAR
GERA POSSIBILIDADE DE ERRO PROBABILIDADE DE FALHA
CONSEGUIREI

TENHO QUE / PRECISO
GERA CONTROLE EXTERNO
QUERO / VOU
NÃO POSSO / NÃO CONSIGO
REPERTIR A INCAPACIDADE NO PASSADO SUCITANDO SUCESSO FUTURO
EX: EU TINHA DIFICULDADE MAS ALCANÇAREI MEU OBJETIVO
AINDA IREI ALCANÇAR
ESTOU CHEGANDO LÁ
SE
CONDIÇÃO DE FALHA
QUANDO
EX: QUANDO EU PASSAR...
ESPERO
CONDIÇÃO DE FALHA
SER
EX: SEI QUE VOU PASSAR...

USAR EXPRESSÕES AFIRMATIVAS PARA DEFINIR CORRETAMENTE O OBJETIVO (BEM FORMULAR)
²ASSUMIR, AGIR, RESPONSABILIDADE – ESTAR NO CONTROLE
²DESCREVER OS OBJETIVOS EM DADOS SENSORIAIS
²ESTIMULAR A AUTO CONFIANÇA
²PERGUNTAS A FAZER PARA SI:
- O QUE EU POSSO FAZER AGORA PARA CONSEGUIR ISTO?
- IMAGINAR A SI PRÓPRIO NO MOMENTO DA REALIZAÇÃO DO OBJETIVO E DO MOMENTO DO ALCANCE
- CRIAR IMAGENS MENTAIS, SENTIR SENSAÇÕES INTERNAS, DIÁLOGO INTERNO
- O OBJETIVO DEVE SER ALGO REALIZÁVEL, ATINGÍVEL
- FAZER UMA VERIFICAÇÃO ECOLÓGICA (QUAIS RESULTADOS PARA SI E PARA OS OUTROS DO ALCANCE DESTE OBJETIVO)
- DE QUE MANEIRA ESTE RESULTADO AFETARÁ MINHA VIDA? PESSOAL, FAMILIAR, PROFISSIONAL, EMOCIONAL
- COMO ELE PODERIA ME TRAZER PROBLEMAS? POSITIVO OU NEGATIVO
- COMO O OBJETIVO AFETARÁ A VIDA DAS PESSOAS IMPORTANTES EM MINHA VIDA?
²COLOCAR NO PAPEL TODOS OS PASSOS NECESSÁRIOS PARA O ALCANCE DO OBJETIVO
- DEFINIR PASSOS (1º PASSO EFETIVO EM DIANTE-FORMULANDO QUESTÕES ATÉ O ÚLTIMO PASSO P ALCANÇAR A META)
- VER LIMITAÇÕES E HABILIDADES PESSOAIS
- GERA POSSIBILIDADE DE ERRO PROBABILIDADE DE FALHA
- QUAIS IMPEDIMENTOS PARA ATINGIR O OBJETIVO
²UTILIZAR AO MÁXIMO A IMAGINAÇÃO

²CORAGEM, CONFIANÇA, SENSO DE HUMOR, CRIATIVIDADE, TRANQUILIDADE – SUPERAR AS LIMITAÇÕES (MEDOS, TEMORES, INCAPACIDADES)

PADRÕES DE BOA SAÚDE PARA BOA MEMÓRIA
²EXERCÍCIOS REGULARES E AERÓBICOS
²BOA ALIMENTAÇÃO REGULAR E BALANCEADA
²ESTIMULAR A TRANQUILIDADE E PAZ DE ESPÍRITO EVITANDO STRESS
²DESCANSAR O CÉREBRO PERIODICAMENTE PARA ESTABELECIMENTO DA MEMÓRIA (CONSOLIDAÇÃO – 10 MIN APÓS 50 MIN)

FERRAMENTAS CONTRA PENSAMENTOS NEGATIVOS
² EVITAR PENSAMENTOS IMAGINÁRIOS NEGATIVOS (MEDOS E SENSAÇÕES)
² AO PENSAR NEGATIVAMENTE PASSAR PARA O ESTADO OPOSTO, LEMBRANDO CONQUISTAS E VITÓRIAS
² CUIDAR DA IMAGINAÇÃO, COM O QUE SE IMAGINA
“A IMAGINAÇÃO É RESPONSÁVEL PELO QUE VOCÊ É, PELO QUE VOCÊ FOI, PELO QUE VOCÊ É E TAMBÉM PELO SEU SUCESSO OU FRACASSO”
²PENSAMENTOS POSITIVOS A SE TORNAREI HÁBITO:
“SOU BOM, SOU CONFIANTE, SOU AMOROSO E TENHO INÚMERAS QUALIDADES”
²DIA IDEAL: CRIAR SENSACÃO IMAGINÁRIA POSITIVA
²IDEALIZAR O CAMINHO A ATINGIR