PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Pontos a serem considerados no planejamento estratégico de empresas como outras organizações:
- Oportunidades e ameaças (análise ambiental)
- Situação Atual (pontos fortes e fracos)
- Objetivos Empresariais (negócios, metas, visão de futuro)
- Estratégias (melhor uso de meios a disposição dos gestores)
- Metodologia (formato, desenho organizacional)
- Consultorias (fonte de informações externas)
- Ações pré-definidas
- Resultados Almejados
- O planejamento estratégico tem sua importância por oferecer:
- avaliação de metas e objetivos de sua empresa;
- criar uma declaração de missão que posicione nitidamente o seu negócio, identificando-o;
- identificar e entender as necessidades de seus clientes;
- definir o escopo da concorrência e deferenciar seu negócio em meio à todos no mercado;
- entender o mundo financeiro – de cálculos numéricos a projeções financeiras;
- desenvolver um planejamento que provocará mudanças e avanços no mercado em que sua empresa atua.
Demonstrativos financeiros básicos:
Demonstrativo de resultados: a lucratividade de sua empresa – subtrai custos de receita e calcula o lucro líquido conforme parâmetros contábeis;
Balanço patrimonial: quadro instantâneo financeiro dos bens, direitos e obrigações da sua empresa relacionado ao que se tem, o que deve e quanto vale;
Demonstrativo do fluxo de caixa: um monitor que controla o fluxo de caixa que entra e sai de sua empresa;
Orçamento: sua projeção financeira, que indica onde sua empresa planeja ganhar e gastar recursos.
Sua empresa, seus clientes e concorrentes:
Três perguntas sobre os clientes:
- 1- quem compra ?
- 2- o que compra ?
- 3- por que compra ?
Três perguntas sobre os concorrentes:
- 1- qual é o porte da empresa ?
- 2- que clientes eles estão buscando ?
- 3- qual é a sua estratégia ?
Três estratégias para vencer:
- 1- reduzir ao máximo os custos sem perda de eficiência
- 2- oferecer algo especial de acordo com as expectativas dos clientes
- 3- concentrar-se em um grupo de clientes (nicho, formato de negócio)
O que faz com que o Planejamento Estratégico funcione ?
Planos: missão, visão, metas e objetivos da empresa, que atuam em conjunto
Organização: uma estrutura coerente para sua empresa
Procedimentos: meios eficientes e eficazes de atuação
Liderança: capacidade de influenciar e estimular os que estão à sua volta
Habilidades: talentos e “expertise” necessários para que seu pessoal tenha sucesso
Cultura: crenças e atitudes que levam sua empresa a fazer o que convém
Principais componentes de um Planejamento Estratégico:
Sumário executivo
Visão geral da empresa
Ambiente do negócio
Descrição da empresa
Estratégia da empresa
Análise financeira
Plano de ação
Checklist de elementos essenciais ao Planejamento Estratégico:
Fazer com que todos participem da definição de metas e objetivos
Obter todas as informações possíveis sobre seus clientes
Compreender quem são seus concorrentes
Identificar seus pontos fracos e fortes em relação às oportunidades e aos riscos
Determinar as capacidades absolutamente necessárias ao sucesso
Relacionar tudo o que sua empresa pode fazer para agregar valor para o cliente
Certificar-se de que sua empresa fez seu dever de casa financeiro
Pensar em várias versões diferentes para o futuro de sua empresa
Razões para o fracasso das pequenas e médias empresas:
Ausência de uma visão a longo prazo
Incapacidade de definir metas e objetivos claros
Compreensão equivocada do que os clientes querem
Visão subestimada da concorrência
Planejamento financeiro inadequado
Falta de liderança forte
Procedimentos e sistemas ineficazes
Ausência de habilidades críticas
Incapacidade de mudar
Incapacidade de comunicar o plano