segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Processos Administrativos - uma breve visão


Os quatro processos administrativos básicos:

Administração envolve o gerenciamento, a administração e a gestão de recursos, pessoas, processos, procedimentos de uma atividade empresarial ou de outras organizações no alcance de objetivos definidos como também de metas pré-estabelecidas, dentro de um ambiente mutável e dinâmico, aos quais essas e as sociedades se encontram.

Quatro processos administrativos que constam nas ações dos administradores como dos processos em si organizacionais e também dos papéis dos administradores são: planejamento, organização, direção e controle.

O planejamento busca definir os caminhos da organização, como chegar e atingir os resultados almejados, de acordo com sua missão e visão de futuro, utilizando-se de informações internas e externas para estabelecimento de estratégias organizacionais.

Por organização, é o desenho das atividades, processos, departamentos, sua estrutura base para processamento de seus insumos, aplicação das pessoas ao processo produtivo, delineamento das tarefas, como ordenamento de todo o sistema organizacional.

Já a direção envolve o tato com pessoas, as relações de poder, processo decisório, sistemas de comunicação, liderança, cultura e clima organizacional, procurando levar o esforço humano para aos fins organizacionais, procurando a eficiência das operações, a eficácia de resultados e a efetividade institucional frente aos clientes e ao mercado.

Por fim, o controle estabelecendo os parâmetros de qualidade em consonância com os objetivos organizacionais, retroalimentando a gestão de informações de seus processos organizacionais, boas práticas administrativas, correção de desvios de padrões, como maximizar todo o processo institucional em si ao que foi planejado como caminho de direcionamento a seguir.
Resumidamente, os processos administrativos organizacionais envolvem a utilização dos princípios, técnicas e ferramentas administrativas; trato e decisão de solução de problemas; liderança de pessoas; habilidade de comunicação, negociação, condução de mudanças, cooperação e solucionamento de conflitos; visão sistêmica e global da estrutura da organização; proatividade, ousadia e criatividade; gestão com responsabilidade e profissionalismo.


Os três tipos de habilidades importantes para o desempenho administrativo bem-sucedido

Para Katz, os três tipos de habilidades para o desempenho administrativo bem-sucedido são: as habilidades técnicas, humanas e conceituais.

As habilidades técnicas envolvem o uso de conhecimento de trabalho, a tarefa especializada, a execução de técnicas relacionadas com o trabalho e com os procedimentos de realização, ou seja, estão relacionadas com o fazer, com os processos.

Por habilidades humanas, foca as pessoas, o trabalho com estas, ao relacionamento interpessoal e grupal, envolvendo capacidades como: comunicação, motivação, coordenação, liderança e resolução de conflitos; como também: interação entre as pessoas, desenvolvimento da cooperação, o encorajamento da participação sem receios e o envolvimento das pessoas.

Por fim, as habilidades conceituais voltam-se para a visão da organização, de uma visão holística, considerando da parte para um todo organizacional, trabalhando idéias e conceitos, teorias e abstrações inerentes a esta organização e seus processos e procedimentos, exigindo do administrador, aptidão no conhecimento e compreensão da diversidade organizacional, de suas funções internas, do relacionamento com seu ambiente externo e das possíveis as mudanças que podem afetá-la no seu dia-a-dia. Assim, as habilidades conceituais estão relacionadas com o raciocínio, a cognição, o diagnóstico das situações e a formulação de alternativas de solução dos problemas e desafios, permitindo o planejamento dos objetivos organizacionais e estabelecimento de metas a serem atingidas, como identificar oportunidades, ameaças, forças e fraquezas, com que o ambiente pode impactar nessas organizações.

As funções dos Papeis Informacionais

Os papéis informacionais, dentro dos papéis administrativos do administrador, focam-se nas informações disponíveis para o processo de tomada de decisão, de como estas informações são recebidas e transmitidas dentro das organizações, considerando o mercado de atuação, as pessoas inerentes ao fluxo contínuo de informações e como gestores e colaboradores tratam das mesmas aos objetivos organizacionais.

As funções dos papéis informacionais são: coletor, disseminador e porta-voz, sendo a primeira, como o próprio nome denota a busca das informações preponderantes para os processos organizacionais, informações presentes dentro e fora das organizações; a segunda no papel de transmitir, comunicar as informações a todos da equipe, no intuito de para mantê-la atualizada e em sintonia com objetivos organizacionais; e a última, no sentido de comunicação externa das informações da empresa ou instituição, para pessoas que se localizam fora da organização, entre o que pode ou não ser comunicado sobre informações empresariais ou organizacionais. 

As Habilidades Humanas

A administração envolve habilidades técnicas, humanas e conceituais, conforme descrito nesse trabalho, o que significa que além do administrador conhecersua organização e ser hábil em sua técnicas e processos, tem também que saber lidar com pessoas, melhorar a cooperação do grupo e relacionamento intergrupal, como também no processo de comunicação, negociação, solução de conflitos, ou seja, procurar ser um líder para seus liderados, tornar, construir ou manter uma liderança eficiente e eficaz na condução do grupo aos objetivos da organização e às mudanças necessárias.


Referências Bibliográficas

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