A matriz liberal tem por ideia de que a vida humana e social não está fundamentada em um pensamento natural da realidade humana e sim de uma espécie de contrato entre homens.
Esse contrato social fundamenta-se na sociedade civil em virtude de estados de guerra e de natureza através do direito natural intrínseco a situação humana em regras inatas que todos devem obedecer como base legítima do Direito Civil (da regulação social).
Todo o processo normativo baseia-se na razão como instrumento do conhecimento dos direitos naturais, pontos para direcionamento e estabelecimento dos fundamentos da ordem política legítima e aceita pela sociedade.
Todos os homens são iguais por natureza, por ser indivíduo, tendo por direitos fundamentais como liberdade e propriedade, direitos estes que não podem ser abdicados pelos indivíduos como pela sociedade.
A matriz liberal, assim, fundamenta-se na racionalidade da análise da igualdade entre homens, do estudo dos direitos naturais que fundamentaram a construção do direito positivo público e das relações entre Estado e sociedade civil.Os pensadores políticos clássicos e suas ideias centrais sobre o Movimento Liberal
Os pensadores políticos como Hobbes, Locke, Montesquieu e Rosseau, formaram as bases para a matriz liberal na busca de explicações sobre questões da sociedade e de seus indivíduos no processo produtivo, nas relações humanas, econômicas como na estrutura social em si.
Hobbes considerava que o estado de natureza era um retrato de um estado de guerra de todos contra todos, passando o indivíduo a se submeter a um poder que lhe trouxesse segurança e liberdade civil. Contrariamente, Montesquieu e Rousseau não consideravam que o estado de natureza fosse similar ao estado de guerra onde, para Montesquieu este nasce no momento que as igualdades no estado de natureza passam a desaparecer dentro da organização social e, para Rosseau, a guerra não representa uma relação entre homens e sim entre Estados, não de indivíduos e sim de soldados, resumidamente um pacto de paz para condições de estabelecimento de sobrevivência e produção.
Locke não concordava com esses pensadores considerando que não era a guerra que principiava o estado civil e sim uma busca por conforto, segurança, paz entre indivíduos em bases legais que garantissem o mínimo necessário de manutenção de conquistas sociais e produtivas. É o passar de uma situação natural de defesa através da força para a constituição de institutos legítimos de proteção de direitos bases e advindos das ações humanas.
Em suma, os pensadores liberais procuram encontrar respostas e direções para a consecução dos Estados ao longo dos tempos, como estes poderiam se conformar com as realidades mutáveis da sociedade em construção, como manter direitos inerentes da pessoal humana como vida, segurança; e também esses pudessem se manter em um turbilhão de confluências sociais e econômicas que se descortinavam na adaptação dos indivíduos aos seios da modernidade humana, dos meios produtivos em expansão, da evolução das bases legais, da legitimação do poder e do Estado.Resumão
Perspectiva Teórica para a Análise as Relações entre Estado, Governo e Mercado
Introdução: Reflexão e histórico sobre acumulo de relações entre Estado, Governo e Mundo Contemporâneo.
Matrizes do pensamento político contemporâneo:
1- Liberal (filósofo iluminista e economistas da escola clássica);
2- Marxista (pensamento de Karl Marx).
Conceitos básicos (Weber):
1- Estado: organização, poder supremo, povo em determinado território;
2- Poder: capacidade de influenciar decisivamente a ação e o comportamento das pessoas;
Poder Estatal (Bobbio): legitimidade e aceitação por parte da população e das instituições:
1- Universalidade: em nome da coletividade;
2- Inclusividade: esfera social no alcance da intervenção estatal.
Funções do Estado (Montesquieu): Legislativa, Executiva e Judiciária.
Poder de polícia: fiscalização e cumprimento das normas à punição dos infratores.
Formas de Estado: Unitário, Federal e Regional.
Formas de Governo: Monarquia e República.
Sistemas de Governo: presidencialismo e parlamentarismo.
Regime democrático: escrutínio, escolha de representantes.
Novos termos: governança (complexidade das relações do Estado com a Sociedade) e governabilidade (alcance de resultados sociais).
Adam Smith: mercado autorregulável, dispensa de intervenção estatal, lei da oferta e da demanda, concorrência – liberalismo econômico.
A Dinâmica Pendular das Relações entre Estado e Mercado: as relações sociais tendem ora para o mercado ora para o governo, mercado parte para questões produtivas e governos tendem a regulação da vida social como da econômica, base para evitar a autodestruição frente acumulação de riquezas (contraponto da balança).
Duas matrizes teóricas párea interpretação das relações entre Estado e Mercado:
A Liberal e a Marxista
Liberalismo em oposição ao absolutismo e o Marxismo crítica a burguesia.
Questões fundamentais ordem política: domínio do Estado sobre a sociedade e uso coerção sobre indivíduos.
>A Formação do Pensamento Liberal: Jusnaturalismo buscou no indivíduo a origem do Direito e da ordem política legítima.
Pensadores: Hobbes, Montesquieu, Rosseau, Locke – Do Estado Natural ao Estado de Guerra, ao Estado Civil e ao Estado propriamente dito.
Rompimento de fonte de legitimação do poder monárquico divino para poder delegado.
Em 1879 França Revolucionária: Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
John Stuart Mill: democracia ideal como forma de governo organizada pela maioria de forma que nenhuma classe pudesse sucumbir outras ou minorias.
Para Aristóteles, a democracia imperfeita quando por interesses pessoais e não de todos como é proposta pela própria idéia presente nessa forma de governabilidade.
>A Matriz Marxista: Base na dialética hegeliana críticas a correntes da época.
Sucessão temporal da organização social da produção entre lutas de classes.
Materialismo dialético: contradições histórica nas relações de produção da riqueza social; classes sociais como conceito-chave do marxismo (produção capitalista).
Modo de produção: forças produtivas, relações de produção.
Histórico das civilizações: do comunismo primitivo ao surgimento de dominação de um classe por outra e surgimento do Estado.
Modos de produção presentes:
1- Asiático: modos estranhos à civilização ocidental – Egito, China, Mesopotâmia, Pérsia , Índia (exploração de tribos);
2- Antigo: classe dominante proprietária de todos os fatores de produção – em torno do Mar Egeu e bacia do Mediterrâneo;
3- Feudal: nobreza senhora da terra e servos;
4- Capitalista: burguesia, troca comercial, venda de força de trabalho.
Fetichismo da mercadoria: dinâmica de mercado, de trocas, de relações de produção (humana) em relações de coisas (mercadorias).
Ideologia da burguesia, relação direta da representação que se tem da realidade e de sua inserção econômica nessa realidade (superestrutura e infraestrutura).
Teoria do valor: leis que regem o capitalismo.
Conceito de Mais Valia como valor criado pelo trabalho humano e não apropriado pelos trabalhadores.
Lógica do Capital: tendência a concentração do capital em grande grupos capitalistas e redução proporcional do numero de trabalhadores e aumento de desempregados.
Partido Comunista: organização política da classe operária, desenvolvimento de consciência como classe e condução da tomada do poder.
Socialismo científico: tomada do poder pelo proletariado por meios embasados, sob condições objetivas em um capital plenamente desenvolvido (pós-capitalista).
As Mudanças da Sociedade Capitalista no final do Século XIX e seus Impactos sobre as Matrizes Marxistas e Liberais
Revisnao de prognósticos e paradigmas frente a mudanças sociais, políticas, econômicas, tecnológicas, não previstas por Marx como pelos pensadores liberais como:
1- Compatibilidade de democracia e capital;
2- Revoluções industriais como forma de mudanças sociais;
3- Inter-relações entre empresas no mercado;
4- Advento das empresas de capital aberto;
5- Processo de acesso ao sufrágio e direito ao voto da classe operária, mesmo com o ceticismo de que a classe dominante levaria a ditadura, como participação do operários no processo político (representantes) mesmo que de forma ínfima;
6- Concessão de benefícios sociais como formas de acordos, porém surgimento de partidos como social-democratas e outras de expressão política;
7- Maior complexidade no processo produtivo com o desenvolvimento da indústria em tecnologia energética, petróleo, motor a combustão, química, eletrônica, como novas atividades e postos de trabalhos;
8- Administração profissional e mais adaptadas aos padrões tecnológicos;
9- Para Lênin a revolução socialista partiria de nações menos desenvolvidas contrariamente do pensamento de Marx, rejeitando a democracia e partindo para a ditadura do proletariado como forma de surgimento desse sistema;
10- Para o italiano Antonio Gramsci conceito da hegemonia cultura como forma de explicação pelo não surgimento do modelo marxista, pois o Estado não se manteria na sociedade capitalista pela força e sim pela ideologia;
11- Com Palmiro Togliati, base Teórica do Eurocomunismo: afastamento do ideologismo soviético, voltado para bases democráticas de todos os grupos além do proletariado;
12- Formas de análise do capitalismo, ora baseando no marxismo, ora em novos conceitos de pensadores, entre outros atores:
- Przeworski: Estado desempenharia papel essencial para acumulação e legitimidade sob ameaça de cunho social, lucro, relações de trabalho...;
- Jürgen Habernas e Claus Offe: Estado como mecanismo regulador e reprodutor do sistema capitalista;
- Louis Althusser e Nicos Poulantzas: reler (rever) Marx e resgatar sua teoria de deformação que o havia imposto o stalinismo, destacar o papel repressivo do Estado na manutenção capitalista como coesão ideológica;
- John Maynard Keynes: o capitalismo não poderia funcionar somente pelas leis de mercado, mas também da influência interventivas dos governos, como agente anticíclico para manutenção da economia;
- Joseph Schumpeter: ordem política de pensamento liberal, sistema político democrático, envolvendo não apenas economia também política;
- Robert Dalh: democracia através de um sistema pluralista, a poligarquia, um conjunto de diversos líderes e atuante do poder e do sistema.
Uma sociedade mutante, tecnológica, globalizada que altera-se pela multiplicidade de governos, forças de pressão, empresas, grupos sociais.
Olá boa tarde Claudio Eduardo!
ResponderExcluirMuito bom seu material. Mas estou com algumas dúvidas. Teria como você comentar com se estruturou a matriz marxista e qual o seu pensamento tomado por base?
Obrigado!
Archimedes Filho