Os quatro processos
administrativos básicos:
Administração envolve o gerenciamento, a administração e a gestão de
recursos, pessoas, processos, procedimentos de uma atividade empresarial ou de
outras organizações no alcance de objetivos definidos como também de metas
pré-estabelecidas, dentro de um ambiente mutável e dinâmico, aos quais essas e
as sociedades se encontram.
Quatro processos administrativos que constam nas ações dos
administradores como dos processos em si organizacionais e também dos papéis
dos administradores são: planejamento, organização, direção e controle.
O planejamento busca definir os caminhos da organização, como chegar
e atingir os resultados almejados, de acordo com sua missão e visão de futuro,
utilizando-se de informações internas e externas para estabelecimento de
estratégias organizacionais.
Por organização, é o desenho das atividades, processos,
departamentos, sua estrutura base para processamento de seus insumos, aplicação
das pessoas ao processo produtivo, delineamento das tarefas, como ordenamento
de todo o sistema organizacional.
Já a direção envolve o tato com pessoas, as relações de poder,
processo decisório, sistemas de comunicação, liderança, cultura e clima
organizacional, procurando levar o esforço humano para aos fins
organizacionais, procurando a eficiência das operações, a eficácia de
resultados e a efetividade institucional frente aos clientes e ao mercado.
Por fim, o controle estabelecendo os parâmetros de qualidade em
consonância com os objetivos organizacionais, retroalimentando a gestão de
informações de seus processos organizacionais, boas práticas administrativas,
correção de desvios de padrões, como maximizar todo o processo institucional em
si ao que foi planejado como caminho de direcionamento a seguir.
Resumidamente,
os processos administrativos organizacionais envolvem a utilização dos princípios, técnicas e ferramentas administrativas; trato
e decisão de solução de problemas; liderança de pessoas; habilidade de comunicação,
negociação, condução de mudanças, cooperação e solucionamento de conflitos; visão
sistêmica e global da estrutura da organização; proatividade, ousadia e criatividade;
gestão com responsabilidade e profissionalismo.
Os três tipos de habilidades importantes para o desempenho administrativo
bem-sucedido
Para Katz, os três tipos de habilidades para o desempenho
administrativo bem-sucedido são: as habilidades técnicas, humanas e
conceituais.
As habilidades técnicas envolvem o uso de conhecimento de trabalho,
a tarefa especializada, a execução de técnicas relacionadas com o trabalho e
com os procedimentos de realização, ou seja, estão relacionadas com o fazer, com
os processos.
Por habilidades humanas, foca as pessoas, o trabalho com estas, ao relacionamento
interpessoal e grupal, envolvendo capacidades como: comunicação, motivação,
coordenação, liderança e resolução de conflitos; como também: interação entre
as pessoas, desenvolvimento da cooperação, o encorajamento da participação sem
receios e o envolvimento das pessoas.
Por fim, as habilidades conceituais voltam-se para a visão da
organização, de uma visão holística, considerando da parte para um todo
organizacional, trabalhando idéias e conceitos, teorias e abstrações inerentes
a esta organização e seus processos e procedimentos, exigindo do administrador,
aptidão no conhecimento e compreensão da diversidade organizacional, de suas
funções internas, do relacionamento com seu ambiente externo e das possíveis as
mudanças que podem afetá-la no seu dia-a-dia. Assim, as habilidades conceituais
estão relacionadas com o raciocínio, a cognição, o diagnóstico das situações e
a formulação de alternativas de solução dos problemas e desafios, permitindo o planejamento
dos objetivos organizacionais e estabelecimento de metas a serem atingidas,
como identificar oportunidades, ameaças, forças e fraquezas, com que o ambiente
pode impactar nessas organizações.
As funções dos Papeis Informacionais
Os papéis informacionais, dentro dos papéis administrativos do
administrador, focam-se nas informações disponíveis para o processo de tomada
de decisão, de como estas informações são recebidas e transmitidas dentro das
organizações, considerando o mercado de atuação, as pessoas inerentes ao fluxo contínuo
de informações e como gestores e colaboradores tratam das mesmas aos objetivos
organizacionais.
As funções dos papéis informacionais são: coletor, disseminador e
porta-voz, sendo a primeira, como o próprio nome denota a busca das informações
preponderantes para os processos organizacionais, informações presentes dentro
e fora das organizações; a segunda no
papel de transmitir, comunicar as informações a todos da equipe, no intuito de para
mantê-la atualizada e em sintonia com objetivos organizacionais; e a última, no
sentido de comunicação externa das informações da empresa ou instituição, para
pessoas que se localizam fora da organização, entre o que pode ou não ser
comunicado sobre informações empresariais ou organizacionais.
As Habilidades Humanas
A administração envolve habilidades técnicas, humanas e conceituais, conforme descrito nesse trabalho, o que
significa que além do administrador conhecersua organização e ser hábil em sua
técnicas e processos, tem também que saber lidar com pessoas, melhorar a
cooperação do grupo e relacionamento intergrupal, como também no processo de comunicação,
negociação, solução de conflitos, ou seja, procurar ser um líder para seus
liderados, tornar, construir ou manter uma liderança eficiente e eficaz na
condução do grupo aos objetivos da organização e às mudanças necessárias.
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