Tempo é um bem
escasso na vida de todos nós e torna-se imprescidível melhor administrá-lo,
organizá-lo de forma mais produtiva e ágil, para que o êxito seja alcançado.
Como melhor
aproveitarmos o dia? Como termos tempo para o lazer? Como dedicarmos mais a
família? Como reservar espaço para a carreira e profissionalização? Tantas
outras perguntas são feitas em nossas mentes e sentimos que não conseguimos
realizar tudo o que desejamos fazer ao longo do dia como da própria vida.
Conforme a
ciência da administração, para que o tempo seja melhor utilizado devemos organizar
as atividades de forma que a tarefa possa ser cumprida conforme a exigência de
sua execução, objetivos, tempo e metas pré-estabelecidas.
Procurando
encontrar quais motivos do não aproveitamos eficiente do tempo, a falta de um método
ou planejamento diário, associado ao hábito de confiança na memória e com a
imprevisibilidade de acontecimentos do dia, impede o correto cumprimento dos
compromissos. Planejar é preciso, organizar-se é o meio, racionalizar é
fundamental. O ato de planejar, a vontade, a disposição e a definição de
objetivos, aumentam as chances de sucesso.
Como sugestão,
dicas a seguir propõe formas de tornar o tempo um amigo de nosso dia-a-dia:
- |1|Planejar
Atividades: prever, pensar no que precisa ser feito; detalhar como fazer;
pesquisar, levantando dados do que é necessário para iniciar uma tarefa,
execução e conclusão; evitar incoerências e definir atitutes e atos a serem
tomados;
- |2|Utilizar
Agenda: listar preventivamente, todos os dias, as obrigações, contas,
contatos, pendências, assuntos a examinar, compromissos de toda ordem das
providências do dia;
- |3|Roteiro
Coerente: definir de forma antecipada as obrigações a cumprir definindo um
roteiro a ser seguido, agilizando e economizando esforços, evitando ziguezagues;
- |4|Objetividade
no Desempenho: cumprimentar, tratar assunto, agradecer, ser coerente
focando a conversa no que está sendo tratado e evitar conversas evasivas e não
produtivas;
- |5|Exercícios
e Hidratação: beber a cada duas horas um copo com água, realizar
alongamentos periódicos durante o dia para relaxar e evitando tensões e
estresse;
- |6|Realizar:
criar o hábito de realizar as tarefas no momento de sua necessidade, não deixar
para outro dia o que pode ser feito ou preparado hoje, evitando o
esquecimento de detalhes e pormenores;
- |7|Conhecimento:
além da busca de resultados, estes devem vir da produtividade com qualidade,
aperfeiçoamento constante, busca insesante por conhecimento e melhorias;
- |8|Organização: as atividades bem planejadas e administradas reduz
esforços, retrabalhos, equaciona tempo e momentos disponíveis para o lazer e
convivência familiar;
- |9|Humildade:
refletir que não somos donos da verdade, meditar e ler para melhorarmos nosso
conhecimento interno, como também o conhecer de outras pessoas, respeitando-as e
ouvindo-as, respondendo a seus questionamentos com atenção e inteligência;
- |10| Compartilhamento.:
não guardar para si o sucesso de experiências; ensinar, compartilhar resultados
exitosos que provão o porquê de nossa existência e a liderança de seguir nossas
vidas.
Estas singelas observações e sugestões podem contribuir para o melhor aproveitamento do tempo e que o compartilhamento de idéias, conhecimentos e experiências tragam
resultados eficientes na administração do tempo em nossas vidas, a depender, claro, do planejamento pessoal de cada um.
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