terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dicas para aproveitamento do tempo


Tempo é um bem escasso na vida de todos nós e torna-se imprescidível melhor administrá-lo, organizá-lo de forma mais produtiva e ágil, para que o êxito seja alcançado.

Como melhor aproveitarmos o dia? Como termos tempo para o lazer? Como dedicarmos mais a família? Como reservar espaço para a carreira e profissionalização? Tantas outras perguntas são feitas em nossas mentes e sentimos que não conseguimos realizar tudo o que desejamos fazer ao longo do dia como da própria vida.

Conforme a ciência da administração, para que o tempo seja melhor utilizado devemos organizar as atividades de forma que a tarefa possa ser cumprida conforme a exigência de sua execução, objetivos, tempo e metas pré-estabelecidas.

Procurando encontrar quais motivos do não aproveitamos eficiente do tempo, a falta de um método ou planejamento diário, associado ao hábito de confiança na memória e com a imprevisibilidade de acontecimentos do dia, impede o correto cumprimento dos compromissos. Planejar é preciso, organizar-se é o meio, racionalizar é fundamental. O ato de planejar, a vontade, a disposição e a definição de objetivos, aumentam as chances de sucesso.

Como sugestão, dicas a seguir propõe formas de tornar o tempo um amigo de nosso dia-a-dia:

- |1|Planejar Atividades: prever, pensar no que precisa ser feito; detalhar como fazer; pesquisar, levantando dados do que é necessário para iniciar uma tarefa, execução e conclusão; evitar incoerências e definir atitutes e atos a serem tomados;

- |2|Utilizar Agenda: listar preventivamente, todos os dias, as obrigações, contas, contatos, pendências, assuntos a examinar, compromissos de toda ordem das providências do dia;

- |3|Roteiro Coerente: definir de forma antecipada as obrigações a cumprir definindo um roteiro a ser seguido, agilizando e economizando esforços, evitando ziguezagues;

- |4|Objetividade no Desempenho: cumprimentar, tratar assunto, agradecer, ser coerente focando a conversa no que está sendo tratado e evitar conversas evasivas e não produtivas;

- |5|Exercícios e Hidratação: beber a cada duas horas um copo com água, realizar alongamentos periódicos durante o dia para relaxar e evitando tensões e estresse;

- |6|Realizar: criar o hábito de realizar as tarefas no momento de sua necessidade, não deixar para outro dia o que pode ser feito ou preparado hoje, evitando o esquecimento de detalhes e pormenores;

- |7|Conhecimento: além da busca de resultados, estes devem vir da produtividade com qualidade, aperfeiçoamento constante, busca insesante por conhecimento e melhorias;

- |8|Organização: as atividades bem planejadas e administradas reduz esforços, retrabalhos, equaciona tempo e momentos disponíveis para o lazer e convivência familiar;

- |9|Humildade: refletir que não somos donos da verdade, meditar e ler para melhorarmos nosso conhecimento interno, como também o conhecer de outras pessoas, respeitando-as e ouvindo-as, respondendo a seus questionamentos com atenção e inteligência;

- |10| Compartilhamento.: não guardar para si o sucesso de experiências; ensinar, compartilhar resultados exitosos que provão o porquê de nossa existência e a liderança de seguir nossas vidas.

Estas singelas observações e sugestões podem contribuir para o melhor aproveitamento do tempo e que o compartilhamento de idéias, conhecimentos e experiências tragam resultados eficientes na administração do tempo em nossas vidas, a depender, claro, do planejamento pessoal de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário