terça-feira, 20 de novembro de 2012

Administração do Tempo, dicas para o trabalho, para a vida


No mundo dos negócios e em nossas vidas pessoais, diversas teorias nascem da busca de encontrar os melhores meios de tornar a eficiência um aspecto natural no ambiente profissional e familiar. Envolvem ferramentas, controles, planejamento, estudos e todo o conhecimento necessário para a operacionalização de atividades e tarefas. Não podemos esquecer que nesses ambientes, nos envolvemos com pessoas que têm necessidades, aspirações e atividades de seu cotidiano, envolvendo além do seu trabalho, o seu lazer, sua família, sua vida.

Reflitamos...Como fica a vida dessas pessoas frente ao seu trabalho? Como estão as relações com as pessoas? Como atendem os seus asseios da família? Como dedicam alguns momentos do seu tempo em lazer? Como estão se profissionalizando e buscando desenvolvimento profissional e ou projetando futura carreira?

A proposta deste artigo é expor a analogia da ciência da administração com a vida cotidiana: como melhor administrar o tempo para que possamos realizar eficientemente nossas tarefas e ter momentos disponíveis, nos relacionarmos com fazer e prazer.

Administrar o tempo, tecnicamente, é instruir e objetivar rotineiramente os procedimentos de execução de tarefas prederminadas para atingir objetivos e metas pré-estabelecidas, é organizar as atividades cotidianas de forma que a tarefa possa ser cumprida conforme a exigência de sua execução..

Para administrarmos o nosso tempo, devemos primeiramente,como sugestão, criar o hábito do uso de uma agenda diária, tanto para a vida pessoal como profissional, organizando o dia-a-dia e aproveitando melhor o escasso tempo, instruindo e rotinizando as atividades diária profissionais e pessoais.

O estabelecimento de uma agenda deve ser factível, tarefas podem ser pré-definidas e possíveis de serem realizáveis, organizando o dia, melhorando o planejamento, antecipando as tarefas: o planejamento diário deve ser um hábito indispensável na gestão do tempo.

Seguir o que foi planejado e deixar espaços para o imprevisível, dizer não quando necessário ou replanejar a agenda, definir prioridades, classificar o que é urgente, o que é importante, tranquilizando assim, o cumprimento de prazos e horários. Negociar com antecedência e evitar prazos que não possam ser cumpridos tranquiliza e reduz a pressão pelo compromisso de cumprir tarefas a concluir. Realizar tarefas mais agradáveis pela manhã e mais dispendiosas à tarde, dextressa o estado de ânimo durante o dia.

Um fato que dispende tempo é o fato de não aplicação de um método de realizar uma tarefa por vez, ocasionado possibilidade de retrabalho, querer fazer tudo ao mesmo tempo para concluir o mais rápido nossas obrigações. Precisamos mudar tal postura, concentrando em atividades semelhantes em um mesmo intervalo de tempo, diminuir as distância de comunicação, não deixar para depois o que pode ser feito no momento e ser claro na comunicação, são itens de organização negligenciados por nós. Dentro do local de trabalho existem as relações interpessoais e todos devem cooperar uns com os outros. No caso de reuniões, planejar a pauta, assuntos e horários de início e término, tarefa simples que direciona a sequência da exposição harmonicamente.

Podemos sim, criar e usar técnicas em nossas vidas pessoais e profissionais para manter a mente voltada para o que foi planejado; visualizar o que vai ser realizado, mantendo a concentração; procurar fazer exercícios físicos regularmente; não perder tempo em demasia com o passado e futuro; treinar a atenção para o momento; o sono de qualidade é fundamental para a concentração no trabalho e tranquilidade durante o dia; encarar as pressões do dia-a-dia com profissionalimo e ética, lembrando que são importantes, fazem parte das etapas da vida e são como um processo constante de mudança; praticar minimeditações e respirações ritmadas de relaxamento; a cada hora, cultivar o relacionamento sadio, franco e paciencioso com um espírito de cooperativismo, tanto no seio familiar como no trabalho. Vamos tentar? E porque não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário