PROGRAMAÇÃO NEUROLIGUISTICA
.Saber usar o
cérebro, habilitar a linguagem do mesmo para melhorar desempenho.
.Modelo basea-se na
melhora da comunicação e na mudança pessoal (troca de hábitos).
.Metodologia para
técnica da neurolinguística.
.Remover limitação
internas psiconeurolinguística.
©O QUE É A
PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA
²Engloba
estudos para crescimento pessoal e auto-estima.
²Ensina o
homem a compreender o seu cérebro e seu funcionamento.
²Os cinco
sentidos: visão, olfato, paladar, tato e audição. Responsáveis pelo aprendizado
humano.
²Reestruturação
mental de forma consciente e consistente.
²Reorganização
de forma objetiva e sistematizada.
²Persuação deve
analisar o conflito de interesses.
²Atitudes: Motivação, desempenho, tomada de decisão, aprendizado,
comunicação e controle emocional.
²Consciencia
das limitações, conhecimento de seu próprio inconsciente.
²Auto-análise
e refletir sobre a forma de pensar e como pensar de forma diferente.
©NOSSO CÉREBRO
²É a chave
central, mas não sabemos lidar com toda sua potencialidade, registramos tudo que
experenciamos e são responsavéis por nossas atitudes e hábitos.
²Verificar o que
deletar e o que reprogramar em nosso cérebro.
²Para apagar
as experiências negativas, devemos retornar ao fato passado e se soubermos a
dimensão deste, podemos reprogramar para o lado positivo.
©PROGRAMAS MENTAIS
²Autoconhecimento,
terapia para entender o funcionamento cerebral.
²Recebemos
informações desde feto e através dos cinco canais sensoriais estass são
codificadas.
²O cerebro
vai se autoprogramando, gerando codigo com essas informações que depois se
transformam em paradigmas, crenças e valores.
²Desenvolvemos
habilidades e tomamos decisões como resultados de cognitivas atitudes.
²Nossos modelos
auxiliam ou nos limitam. Para cura-se e outro programa que utilizamos em nossa
estrutura interna.
²Quanto mais
conhecemos nossas estruturas internas, mas eficiente seremos para a interação.
©PRESSUPOSTOS
PRINCIPIOS BASICOS DA PROGRAMAÇÃO NEUROLOGUISTICA
²Não há
fracassos na comunicação, apenas resultados.
²Fracasso é
informação negativa, tudo que não consigo de forma positiva considera-se um
fracasso que na verdade são atitudes e tarefas que não soube utilizar de forma
correta, não consegui transmitir a informação no canal do outro, codificação
diferente, formas diferentes de comunicação, depende do uso de estratégias para
a comunicação, mudar o meu jeito para uma eficaz comunicação.
²As pessoas
têm todos os recursos necessários para qualquer mudança desejada.
²Nós seres
humanos, nos comunicamos em dois níveis:
|Consciente e inconsciente;
|Divisãoda atenção.
²A mente inconsciente
é responsávbel por toda a aprendizagem, com funcionamento automatico dos aprendizados
escquecidos.
²Quanto mais
consciência em tem do inconsciente, mas tem controle mais autocontrole.
²A intenção
de todo o comportamento é positiva.
²Você é o que
acredita ser.
²Estamos
programados positivamente ou negativamente, crenças sobre o eu, valores e
crenças ao próprio respeito, gerando a identidade, bom ou ruim em determinadas
tarefas.
²Somos o que pensamos que somos.
²Procurar ser aquilo que deseja ser.
²Toda pessoa tem sua própria maneira de implementar soluções.
²A energia flui para onde está seu pensamento.
²Quando acreditamos com convicção, e a comunicação for direta com
cérebro, sem a interferência do sistema nervoso central, o que valerá é a
crença e não há realidade.
²A energia do universo flui para onde os pensamentos vão, Mudança das
crenças e pensamentos para os objetivos desejados.
²As pessoas fazem suas melhores escolhas disponíveis dentro de suas
possibilidades e capacidades percebidas.
²O cérebro aprende por repetição.
²Reprograma e reorganiza as reações reflexas de forma consciente através
da repetição, reeducação.
©ETAPAS DO
APRENDIZADO
²Incompetência inconsciente – etapa sem informação sobre algo.
²Incompetência consciente – coleta de informação sobre que não sabe.
²Competência consciente – colocação de informações pelos sentidos de
forma consciente, educação.
²Competência inconsciente – com a repetição, se firma o que foi
aprendido, eu sei que sei algo, positivamente ou negativamente.
Programar com
informações novas, com correção, postura, desprogramar sobre a ótica da
competência inconsciente toda informação negativa.
Flexibilidade
e competência são atributos de sua inteira responsabilidade:
|Começam e terminam
dentro de você;
|15% do sucesso
profissional: conhecimento técnico;
|85% habilidade de
comunicar-se;
|Todos os
aprendizados são passados pelas etapas do aprendizado.
©CALIBRAÇÃO
²Processo de detecção e registro mental dos sinais verbais e não verbais associados
a determinado estado interno
²Pesquisa que o impacto e a sinceridade da comunicação se devem:
|55% linguagem
corporal – comunicação não verbal: postura, respiração, movimentos corporais e
tonalidade de pele;
|38% comportamento
verbal – tom de voz, timbre, volume e velocidade;
|7% palavras.
²O corpo exprime as meta mensagens.
²Indicadores para calibração:
|Piscar dos olhos;
|Mudança de cor;
|Tensão ou
relaxamento;
|Respiração;
|Movimentos oculares;
|Espessura dos
lábios;
|Inclinação e
manejos da cabeça;
|Movimentos dos
braços e das mãos;
|Postura corporal;
|Sorriso e mímica;
|Mudança no tom da
voz;
|Mudanças da
velocidade da fala;
|Volume da voz.
Para
verificar congruência.
©PADRÃO DOS
MOVIMENTOS OCULARES
²DESTROS:
|visual recordado -
para cima e a esquerda;
|visual construído –
para cima e a direita;
|auditivo construído
– movimento totalmente a direita;
|auditivo recordado
– movimento para o lado esquerdo;
|sinestésico –
movimento para direita e para baixo;
|diálogo interno –
movimento para baixo e para a esquerda;
|diálogo interno, e
sobre atitudes negativas, movimento para baixo e par a esquerda.
²CANHOTOS:
|O inverso dos
destros.
©PALAVRAS
PROCESSUAIS
²Sistemas de representação de uma pessoa;
²Os verbos, adjetivos, advérbios, palavras processuais;
²Demonstra em tipo a pessoa utiliza mais a comunicação: visual, auditiva,
sinestésico, gustativo, olfativo;
²Detectar e acompanhar são importantes para decodificação da experiência
subjetiva da outra pessoa para que se possa afinar com ela usando o mesmo
código de comunicação.
©FISIOLOGIA
CORPORAL
²Outra maneira de detectar a forma de expressão é pela postura corporal.
²EXEMPLOS:
|Visual corpo para
trás,
|Respiração alta e
curta, pisca os olhos, voz acelerada e aguda;
|Gestos - tocam ou
apontam para os olhos e gestos com a cabeça;
|Auditivo corpo para
frente e cabeça elevada;
|Respiração
diafragmática, testa franzida, voz flutuante;
|Apontam ou
gesticulam perto do ouvido, tocam a boa e a mandíbula.
²Sinestésica cabeça e ombros para baixo e respiração profunda.
²Respiração abdominal profunda, a voz grave e lentificada.
²Peito ou região abdominal.
²Respiração, sons, sinais, tamborilar dos dedos coçarem a cabeça ente
outros.
©PISTAS DE
CAPTAÇÃO DE MUDANÇAS FISIOLÓGICA
²Voltar o foco para o exterior sem prejulgamentos:
|Pistas mínimas;
|Posição e movimento
dos olhos;
|Inclinação da
cabeça;
|Simetria ou assimetria
facial;
|Postura geral do
corpo;
|Gestos;
|Cor da pele;
|Abertura da pupila;
|Abertura das
pálpebras;
|Espessura dos
lábios;
|Freqüência da
respiração;
|Tipo de respiração;
|Pequenos tremores;
|Tom, volume e
timbre da voz;
|Velocidade da fala;
|Temperatura e
umidade da pele das mãos.
©RAPPORT
²Diferença e semelhanças entre nós.
²Relação favorável com outra pessoa, sintonia.
²Processo que leva a sintonização ou a equalização dos estados internos,
sensação recíproca de confiança.
²Em permanente movimento.
²O elemento que tiver maior flexibilidade terá maior controle da situação.
²Intenção: conhecer o outro:
|Atitude diante do outro:
encontrar o outro em seu modelo de mundo;
|Validação dos mapas
internos;
|Frame perceptivo:
desloca-se para a posição do outro, segundo a percepção perceptiva;
|Tecnologia:
combinar e espelhar.
²O acompanhamento é a condição prévia e indispensável ao processo de
condução.
²Acompanhamento:
|Espelhamento
encontrar outra pessoa onde ela esta, procurar reproduzir elementos da
fisiologia do outro;
|Reação favorável, identificação
com a outra.
²Espelhamento direto:
|Mesmo canal de
expressão do outro.
²Espelhamento cruzado:
|Canal diferente do
outro.
©DINÂMICA DO
ACOMPANHAR CONDUZIR
²Quando acompanhar entra em sincronia, reduz a resistência entre os
comunicantes.
²Estabelecer e manter rapport.
²Testar o rapport em medida de
simulado, positivo conduzir e caso contrário acompanhar.
²Espelhamento:
|Mímica facial e
sorriso;
|Gestos e movimentos;
|Piscar os olhos;
|Inclinação do corpo
e da cabeça;
|Tom e volume da
fala;
|Velocidade da fala;
|Pausa na fala;
|Pontuação;
|O silêncio;
|Sistemas
representacionais;
|As expressões
verbais;
|Habilidade de
observar.
©POTENCIALIZADORES
DO RAPPORT
²Estabelecer rapport.
²Enfatize os pontos de concordância.
²A conjunção \mas\ anula colocação que antecedem.
²E bom exageras no uso do \e\ .
²Faça uso dos suavizadores verbais: talvez, quem sabe, pode ser que.
²Empregar amiúde a técnica ACOMPANHAR E CONDUZIR.
²Observar as pessoas mantém e quebra rapport.
²Meta: ganho bilateral como alvo dos objetivos em comunicação.
COMUNICAÇÃO PARA O SUCESSO PESSOAL – PROGRAMAÇÃO
NEUROLIGUÍSTICA – centro de produções técnicas – 31 – 3899 7000
PNL APLICAÇÕES
PRÁTICAS
QUADRO
COMPARATIVO: UTILIZAR PALAVRAS DE ACORDO COM A COMPATIBILIDADES DOS OBJETIVOS
(DESEJOS)
EVITAR UTILIZAR
|
SUBSTITUIR OU USAR
|
NÃO
|
QUERO,
POSSO, VOU
USAR
POSITIVAMENTE
EX:
NÃO QUERO FICAR NERVOSO
|
MAS
|
USAR
POSITIVAMENTE ACRESCENTANDO VALOR
EX:
ESTOU NERVOSO MAS VOU CONSEGUIR
|
TENTAR
GERA
POSSIBILIDADE DE ERRO PROBABILIDADE DE FALHA
|
CONSEGUIREI
|
TENHO
QUE / PRECISO
GERA
CONTROLE EXTERNO
|
QUERO
/ VOU
|
NÃO
POSSO / NÃO CONSIGO
|
REPERTIR
A INCAPACIDADE NO PASSADO SUCITANDO SUCESSO FUTURO
EX:
EU TINHA DIFICULDADE MAS ALCANÇAREI MEU OBJETIVO
AINDA IREI
ALCANÇAR
ESTOU
CHEGANDO LÁ
|
SE
CONDIÇÃO
DE FALHA
|
QUANDO
EX:
QUANDO EU PASSAR...
|
ESPERO
CONDIÇÃO
DE FALHA
|
SER
EX:
SEI QUE VOU PASSAR...
|
USAR
EXPRESSÕES AFIRMATIVAS PARA DEFINIR CORRETAMENTE O OBJETIVO (BEM FORMULAR)
|
²ASSUMIR, AGIR,
RESPONSABILIDADE – ESTAR NO CONTROLE
²DESCREVER OS
OBJETIVOS
²ESTIMULAR A AUTO
CONFIANÇA
²PERGUNTAS A FAZER
PARA SI:
-
O QUE EU POSSO FAZER AGORA PARA CONSEGUIR ISTO?
-
IMAGINAR A SI PRÓPRIO NO MOMENTO DA REALIZAÇÃO DO OBJETIVO E DO MOMENTO DO
ALCANCE
-
CRIAR IMAGENS MENTAIS, SENTIR SENSAÇÕES INTERNAS, DIÁLOGO INTERNO
-
O OBJETIVO DEVE SER ALGO REALIZÁVEL, ATINGÍVEL
-
FAZER UMA VERIFICAÇÃO ECOLÓGICA (QUAIS RESULTADOS PARA SI E PARA OS OUTROS DO
ALCANCE DESTE OBJETIVO)
-
DE QUE MANEIRA ESTE RESULTADO AFETARÁ MINHA VIDA? PESSOAL, FAMILIAR,
PROFISSIONAL, EMOCIONAL
-
COMO ELE PODERIA ME TRAZER PROBLEMAS? POSITIVO OU NEGATIVO
-
COMO O OBJETIVO AFETARÁ A VIDA DAS PESSOAS IMPORTANTES
²COLOCAR NO PAPEL
TODOS OS PASSOS NECESSÁRIOS PARA O ALCANCE DO OBJETIVO
-
DEFINIR PASSOS (1º PASSO EFETIVO EM DIANTE-FORMULANDO QUESTÕES ATÉ O ÚLTIMO
PASSO P ALCANÇAR A META)
-
VER LIMITAÇÕES E HABILIDADES PESSOAIS
-
GERA POSSIBILIDADE DE ERRO PROBABILIDADE DE FALHA
-
QUAIS IMPEDIMENTOS PARA ATINGIR O OBJETIVO
²UTILIZAR AO MÁXIMO
A IMAGINAÇÃO
|
²CORAGEM,
CONFIANÇA, SENSO DE HUMOR, CRIATIVIDADE, TRANQUILIDADE – SUPERAR AS
LIMITAÇÕES (MEDOS, TEMORES, INCAPACIDADES)
|
PADRÕES
DE BOA SAÚDE PARA BOA MEMÓRIA
|
²EXERCÍCIOS
REGULARES E AERÓBICOS
²BOA ALIMENTAÇÃO
REGULAR E BALANCEADA
²ESTIMULAR A
TRANQUILIDADE E PAZ DE ESPÍRITO EVITANDO STRESS
²DESCANSAR O
CÉREBRO PERIODICAMENTE PARA ESTABELECIMENTO DA MEMÓRIA (CONSOLIDAÇÃO – 10 MIN
APÓS 50 MIN)
|
FERRAMENTAS
CONTRA PENSAMENTOS NEGATIVOS
|
² EVITAR
PENSAMENTOS IMAGINÁRIOS NEGATIVOS (MEDOS E SENSAÇÕES)
² AO PENSAR
NEGATIVAMENTE PASSAR PARA O ESTADO OPOSTO, LEMBRANDO CONQUISTAS E VITÓRIAS
² CUIDAR DA
IMAGINAÇÃO, COM O QUE SE IMAGINA
“A IMAGINAÇÃO É
RESPONSÁVEL PELO QUE VOCÊ É, PELO QUE VOCÊ FOI, PELO QUE VOCÊ É E TAMBÉM PELO
SEU SUCESSO OU FRACASSO”
²PENSAMENTOS
POSITIVOS A SE TORNAREI HÁBITO:
“SOU
BOM, SOU CONFIANTE, SOU AMOROSO E TENHO INÚMERAS QUALIDADES”
²DIA IDEAL:
CRIAR SENSACÃO IMAGINÁRIA POSITIVA
²IDEALIZAR
O CAMINHO A ATINGIR
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário