sexta-feira, 4 de maio de 2018

Planejamento Estratégico - uma sequência prática para construção de um plano

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO  

Pontos a serem considerados no planejamento estratégico de empresas como outras organizações: 

  • Oportunidades e ameaças (análise ambiental)
  • Situação Atual (pontos fortes e fracos)
  • Objetivos Empresariais (negócios, metas, visão de futuro)
  • Estratégias (melhor uso de meios a disposição dos gestores)
  • Metodologia (formato, desenho organizacional)
  • Consultorias (fonte de informações externas)
  • Ações pré-definidas 
  • Resultados Almejados 

  • O planejamento estratégico tem sua importância por oferecer:

    • avaliação de metas e objetivos de sua empresa; 
    • criar uma declaração de missão que posicione nitidamente o seu negócio, identificando-o; 
    • identificar e entender as necessidades de seus clientes; 
    • definir o escopo da concorrência e deferenciar seu negócio em meio à todos no mercado; 
    • entender o mundo financeiro – de cálculos numéricos a projeções financeiras; 
    • desenvolver um planejamento que provocará mudanças e avanços no mercado em que sua empresa atua. 

Demonstrativos financeiros básicos: 
Demonstrativo de resultados: a lucratividade de sua empresa – subtrai custos de receita e calcula o lucro líquido conforme parâmetros contábeis; 
Balanço patrimonial: quadro instantâneo financeiro dos bens, direitos e obrigações da sua empresa relacionado ao que se tem, o que deve e quanto vale; 
Demonstrativo do fluxo de caixa: um monitor que controla o fluxo de caixa que entra e sai de sua empresa; 
Orçamento: sua projeção financeira, que indica onde sua empresa planeja ganhar e gastar recursos. 

Sua empresa, seus clientes e concorrentes: 
Três perguntas sobre os clientes: 
  • 1- quem compra ? 
  • 2- o que compra ? 
  • 3- por que compra ? 
Três perguntas sobre os concorrentes: 
  • 1- qual é o porte da empresa ? 
  • 2- que clientes eles estão buscando ? 
  • 3- qual é a sua estratégia ? 
Três estratégias para vencer: 
  • 1- reduzir ao máximo os custos sem perda de eficiência
  • 2- oferecer algo especial de acordo com as expectativas dos clientes
  • 3- concentrar-se em um grupo de clientes (nicho, formato de negócio)

O que faz com que o Planejamento Estratégico funcione ? 
Planos: missão, visão, metas e objetivos da empresa, que atuam em conjunto 
Organização: uma estrutura coerente para sua empresa 
Procedimentos: meios eficientes e eficazes de atuação 
Liderança: capacidade de influenciar e estimular os que estão à sua volta 
Habilidades: talentos e “expertise” necessários para que seu pessoal tenha sucesso 
Cultura: crenças e atitudes que levam sua empresa a fazer o que convém 

Principais componentes de um Planejamento Estratégico: 
    Sumário executivo 
    Visão geral da empresa 
    Ambiente do negócio 
    Descrição da empresa 
    Estratégia da empresa 
    Análise financeira 
    Plano de ação 

Checklist de elementos essenciais ao Planejamento Estratégico: 
    Fazer com que todos participem da definição de metas e objetivos 
    Obter todas as informações possíveis sobre seus clientes 
    Compreender quem são seus concorrentes 
    Identificar seus pontos fracos e fortes em relação às oportunidades e aos riscos 
    Determinar as capacidades absolutamente necessárias ao sucesso 
    Relacionar tudo o que sua empresa pode fazer para agregar valor para o cliente 
    Certificar-se de que sua empresa fez seu dever de casa financeiro 
    Pensar em várias versões diferentes para o futuro de sua empresa 

Razões para o fracasso das pequenas e médias empresas: 
    Ausência de uma visão a longo prazo 
    Incapacidade de definir metas e objetivos claros 
    Compreensão equivocada do que os clientes querem 
    Visão subestimada da concorrência 
    Planejamento financeiro inadequado 
    Falta de liderança forte 
    Procedimentos e sistemas ineficazes 
    Ausência de habilidades críticas  
    Incapacidade de mudar 
    Incapacidade de comunicar o plano 

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