1. Introdução
A educação a distância remota anos de 1728 até as modernas tecnologias da atualidade, principalmente com a evolução dos meios de comunicação e da computação eletrônica através de redes de computadores, sistemas, software e toda uma gama de instrumentos que viabilizam a proposta de forma de ensino.
De cursos por correspondência até sistemas interativos, toda sua linha histórica de evolução da própria sociedade data informações da necessidade do processo educativo na formação de indivíduos, das sociedades, dos profissionais que movimentam o sistema produtivo em suas diversas linhas de geração de bens e serviços.
O presente texto expõe de forma sistematizada o processo histórico da educação a distância, em quais lugares se processou, se idealizou sistemas educativos e a propostas aplicadas em tais estudos e aprimoramentos profissionais.
2. Desenvolvimento
2.1. Histórico da Educação a Distância
A educação a distância é um sistema não presencial, onde a aprendizagem acontece sem a presença de um professor com metodologia própria da proposta pedagógica com uso de recursos tecnológicos para instrução.
Tal sistema educativo, remota século XIX com o barateamento do serviço postal na Europa como também nos Estados Unidos da América, onde os instrutores encaminhavam livros, guias de estudos e outros materiais impressos como primeira forma de ensino a distancia. Após surgiram como meios pedagógicos o uso de mídias gravadas e o surgimento das universidades abertas representando uma segunda fase desse sistema. Com o advento dos meios de comunicação em massa como rádio e televisão, uma nova oportunidade se descortina para a educação à distância pelo espectro que estes veículos alcançam seus públicos, sem desconsiderar outras tecnologias como fax, telégrafo, até primeiro projetos de computadores e redes de sistemas.
A rede de computadores interligados por um conjunto de meios de comunicação como satélites, sistemas de telefonia, fibras óticas, provedores, empresas de tecnologia de sistemas de computação, a Internet vem a gerar um novo cenário tecnológico através de suas páginas eletrônicas com infinitas possibilidades de informação, através de textos, gráficos, vídeos, salas de bate-papo, blog, ferramentas de buscas, notícias e programas disponíveis para acesso, consulta, utilização.
A designação do Ensino a Distância, em sua sigla EAD, significa, em termos simplistas, como um conjunto de métodos, técnicas e recursos tecnológicos, colocados à disposição de todos que procuram por formação e aperfeiçoamento através de uma motivação pessoal para auto-aprendizagem, na busca de conhecimentos ou qualificações a qualquer nível. A aquisição de conhecimentos depende da postura de cada educando, de sua maturidade com a utilização dos meios disponibilizados, da administração do seu tempo, da busca por textos, indicações bibliográficas, exercícios e trabalhos de aplicação.
2.2. Quadro Histórico da Educação a Distância – Um Resumo Breve
Ano | Local | Descrição | |
1728 | EUA, Boston | Taquigrafia por Cauleb Philip. | |
1833 | Suécia | Estudo de redação. | |
1840 | Reino Unido | Curso de taquigrafia por correspondência oferecido na Inglaterra. | |
1856 | Alemanha, Berlin | Ensino de francês por correspondência. | |
1858 | Inglaterra, Londres | Ensino por correspondência na Universidade de Londres. | |
1873 | EUA, Boston | Sociedade para a Promoção do Estudo em Casa. | |
1883 | EUA, Ithaca NY | Universidade por Correspondência. | |
1892 | EUA, Chicago | Utilização da correspondência na formação de docentes para as escolas dominicais, cria uma Divisão de Ensino por Correspondência no Departamento de Extensão. Criação as Escolas Internacionais por Correspondência. | |
1903 | Espanha, Valência EUA, Baltimore | Julio C. Baviera abre a Escola Livre de Engenheiros. Escolas Calvert de Baltimore criam Departamento de Formação em Casa, para acolher crianças de escolas primárias que passam a estudar sob a orientação dos pais. | |
1910 | Austrália, Vitória | Professores que atuam no ‘curso primário’, em regiões rurais, com material de educação secundária pelo correio. Universidade de Queensland desenvolve experiência de estudo a distância para solucionar diculdade de distâncias geográficas. | |
1914 | Noruega e Alemanha | Na Noruega, fundada a Norst Correspondanseskole e, na Alemanha, a Fernschule Jena. | |
1919 | EUA e Europa | Final da Primeira Guerra Mundial, novas iniciativas de ensino a distância em virtude de um considerável aumento da demanda social por educação. Nesse período, o ensino por correspondência envolve em torno de 350.000 usuários só na Europa. | |
1920 | Noruega, Alemanha, URSS | Na Noruega, é fundada a Norst Correspondanseskole. Na Alemanha, a Fernschule Jena. Na antiga URSS, implanta-se também este sistema de educação a distância por correspondência. | |
1922 | Nova Zelândia | A New Zeland Correspondence School começa suas atividades com a intenção inicial de atender a crianças isoladas ou com di_culdade de freqüentar as aulas convencionais (área rural). | |
1923 | Brasil | No Brasil, em 1923, ocorre a criação da Fundação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, por um grupo liderado por Henrique Morize e Roquete Pinto, iniciando a educação pelo rádio. Em 1936, a Fundação é doada ao Ministério da Educação e Saúde, que a transforma, em 1937, no Serviço de Radiodifusão Educativa do Ministério da Educação. | |
1928 | Reino Unido, Londres | A Britsh Broadcasting Corporation (BBC), de Londres, cursos a distância para a educação de adultos por meio do rádio. | |
1934 e 1939 | Brasil | O Instituto Monitor inicia suas atividades. Primeira empresa de difusão de cursos a distância no Brasil, criada em 1939 para a oferta de aulas profissionalizantes na modalidade de ensino por correspondência, os primeiros cursos oferecidos relacionavam-se à eletrônica e à formação de radiotécnicos. | |
1937 | França, Paris | Por meio da Radio Sorbonne são transmitidas aulas de quase todas as matérias literárias da Faculdade de Letras e Ciências Humanas de Paris. A Sorbonne, em Paris, inaugurou em 1927 o “Institut radiophonique d’extension universitaire”, considerado como precursor da rádio educativa e da educação a distância. | |
1938 | Canadá, Victória | Primeira Conferência Internacional sobre a Educação por Correspondência. | |
1940 | França | Surge o Centro Nacional de Teleducação na França (CNTE), atualmente Centre National d’Enseignement à Distance (CNED), destinado ao ensino por correspondência e também, por rádio e o videocassete que começam a ganhar espaço como veiculadores dos conteúdos dos cursos a distância. | |
1941 | Brasil | No Brasil, surge o Instituto Universal Brasileiro objetivando a formação profissional de nível elementar e médio, sem exigência de escolaridade anterior, método por correspondência. | |
1946 | África | Universidade de Sudafrica (UNISA) começa a ensinar por correspondência. Atualmente é a única Universidade a distância na África que se dedica exclusivamente a desenvolver cursos a distância, atingindo diversos países. No mesmo período, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC inicia atividades e desenvolve, no Rio de Janeiro e São Paulo, a Universidade do Ar, ensino a distância pelo rádio. | |
1960 | China Brasil | É fundado o Beijing Television College, que oferece educação a distância pela televisão até ter suas atividades encerradas durante a Revolução Cultural, em 1966. No Brasil, tem início a ação sistematizada do Governo Federal na modalidade de EAD: é realizado um contrato entre o Ministério da Educação e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). | |
1962 | Espanha | Inicia na Espanha uma experiência de Bacharelado Radiofônico, que dá origem ao Centro Nacional de Ensino Médio por Rádio e Televisão, transformado em 1968 no Instituto Nacional de Ensino Médio a Distância (INEMAD). | |
1965 | Brasil | Início dos trabalhos da Comissão para Estudos e Planejamento da Radiodifusão Educativa no Brasil. Entre 1966 e 1974, passam a funcionar oito emissoras de televisão educativa: TV Universitária de Pernambuco, TV Educativa do Rio de Janeiro, TV Cultura de São Paulo, TV Educativa do Amazonas, TV Educativa do Maranhão, TV Universitária do Rio Grande do Norte, TV Educativa do Espírito Santo, TV Educativa do Rio Grande do Sul. | |
1967 | Brasil | Criação da Fundação Padre Anchieta, com o objetivo de promover atividades educativas e culturais por meio do rádio e da televisão; e inicia suas transmissões em 1969. | |
1969 | EUA Brasil | Criação da British Open University, instituição pioneira no que hoje se entende como educação superior a distância. Constituição da Fundação Educacional Padre Landell de Moura (FEPLAM), instituição privada sem fins lucrativos, de educação de adultos por meio da teleducação. O governo do Estado de São Paulo, mantém uma emissora de televisão - a TV Cultura - e duas emissoras de rádio - a Cultura AM e a Cultura. | |
1970 | Brasil | Portaria interministerial nº 408/70, dispondo que emissoras comerciais de rádio e televisão a obrigatoriedade de transmitir, gratuitamente, cinco horas semanais de 30 minutos diários, de segunda à sexta-feira, ou 75 minutos aos sábados e domingos, de programação educativa, visando à educação de adultos. | |
1971 | Brasil | Criação da Associação Brasileira de Teleducação. | |
1973 | Brasil Espanha | SENAC inicia cursos por correspondência, seguindo o modelo da Universidade de Wisconsin/USA. Cursos com Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), localizada em Madri, na Espanha. Centro de Ensino Técnico de Brasília (CETB) criado com a finalidade de formar e instruir recursos humanos, desenvolvendo programas e projetos para crianças, jovens e adultos, atendendo em zonas urbanas como rurais. | |
1974 | Israel | Surge a Universidade Aberta de Israel, com cerca de 400 cursos em diferentes áreas. | |
1975 | Alemanha | Criada a Fernuniversität, dedicada exclusivamente ao ensino universitário. | |
1978 | Brasil | lançado o Telecurso 2º Grau, oferecido pela Fundação Padre Anchieta (TV Cultura/SP) e pela Fundação Roberto Marinho, com programas televisivos apoiados em fascículos impressos, com o objetivo de preparar o telealuno para os exames supletivos. | |
1979 | Portugal | Criado o Instituto Português de Ensino a Distância, com o objetivo de oferecer cursos superiores para a população distante das instituições de ensino presencial e qualificar o professorado. | |
1983 e 1984 | Brasil | Criação da TV Educativa do Mato Grosso do Sul. Início do “Projeto Ipê”, ensino à distância criado em 1984 numa parceria da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com a Fundação Padre Anchieta para produção e distribuição de cursos de atualização de professores de 1º e 2º grau por meio de programas na TV Cultura. | |
1991 | Brasil | A Fundação Roquete Pinto, a Secretaria Nacional de Educação Básica e as Secretarias Estaduais de Educação implantam o Programa de Atualização de Docentes, com conteúdos destinados aos professores das quatro séries iniciais do Ensino Fundamental e aos alunos dos cursos de formação de professores. | |
1992 | Brasil | Núcleo de Educação a Distância do Instituto de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso, em parceria com a Universidade do Estado do Mato Grosso e com a Secretaria de Estado de Educação, contando com o apoio da Tele-Université du Quebec, Canadá, desenvolvem projeto para um curso de Licenciatura Plena em Educação Básica: 1ª a 4ª séries do 1º Grau, na modalidade a distância. | |
1996 | Brasil | Lei de Diretrizes e Bases Nacionais nº 9394, de 1996, normatiza, em nível federal, a educação a distância. | |
2000 | Brasil | Criação da Universidade Virtual Pública do Brasil (UniRede), um consórcio de 70 instituições públicas de ensino superior que tem por objetivo democratizar o acesso à educação de qualidade por meio da oferta de cursos a distância. | |
2003 | Brasil | O Centro de Educação a distância da Universidade de Brasília (UnB) é credenciado para oferecer cursos de graduação e pósgraduação lato sensu a distância. | |
2004, 2005 e Dias Atuais | Brasil | Por meio de Edital, o MEC convoca instituições públicas e comunitárias, devidamente qualificadas, a manifestarem interesse em participar do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício no Ensino Fundamental e no Ensino Médio (Pró-Licenciatura) e crescente número de cursos oferecidos na modalidade à distância. |
Historicamente, o ensino a distância está em uso desde 1728 nos Estados Unidos e desde 1840 na Inglaterra que nestes longos anos como ainda nos períodos contemporâneos, sofre resistências e discriminações pelos mais tradicionais acadêmicos.
É por vezes considerado como um sistema paliativo para aqueles menos favorecidos para acesso, ou seja, para os que não tiveram oportunidades de estudar em instituições convencionalmente presenciais que, na corrida tecnológica e velocidade dos meios de informação e conhecimentos, esse sistema passa a ser uma importante ferramenta para estudos e profissionalização.
Assim, todo um conjunto de instituições está desenvolvendo um trabalho pertinente nesse sistema educacional encurtando distâncias entre universidade e ensino básico nacionalmente, com inúmeras experiências a nível internacional como nacional, pontuando um veículo que pretende romper barreiras geográficas, socioeconômicas, temporais, culturais, a dispor de todas as sociedades.
Bibliografia
BELLONI, MARIA LUIZA. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 78, Abril/2002.
CATAPAN, Araci Hack. Introdução à educação a distância / Araci Hack Catapan ... [et al.] .— 1. ed e 1. reimpr. - Florianópolis : Biologia/EaD/UFSC, 2009.
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