terça-feira, 12 de abril de 2011

Gestão Pública a Distância Introdução 2

1. Introdução
  
A educação a distância remota anos de 1728 até as modernas tecnologias da atualidade, principalmente com a evolução dos meios de comunicação e da computação eletrônica através de redes de computadores, sistemas, software e toda uma gama de instrumentos que viabilizam a proposta de forma de ensino.

De cursos por correspondência até sistemas interativos, toda sua linha histórica de evolução da própria sociedade data informações da necessidade do processo educativo na formação de indivíduos, das sociedades, dos profissionais que movimentam o sistema produtivo em suas diversas linhas de geração de bens e serviços.

O presente texto expõe de forma sistematizada o processo histórico da educação a distância, em quais lugares se processou, se idealizou sistemas educativos e a propostas aplicadas em tais estudos e aprimoramentos profissionais.
  
2. Desenvolvimento
   
2.1. Histórico da Educação a Distância
  
A educação a distância é um sistema não presencial, onde a aprendizagem acontece sem a presença de um professor com metodologia própria da proposta pedagógica com uso de recursos tecnológicos para instrução.

Tal sistema educativo, remota século XIX com o barateamento do serviço postal na Europa como também nos Estados Unidos da América, onde os instrutores encaminhavam livros, guias de estudos e outros materiais impressos como primeira forma de ensino a distancia. Após surgiram como meios pedagógicos o uso de mídias gravadas e o surgimento das universidades abertas representando uma segunda fase desse sistema. Com o advento dos meios de comunicação em massa como rádio e televisão, uma nova oportunidade se descortina para a educação à distância pelo espectro que estes veículos alcançam seus públicos, sem desconsiderar outras tecnologias como fax, telégrafo, até primeiro projetos de computadores e redes de sistemas.

A rede de computadores interligados por um conjunto de meios de comunicação como satélites, sistemas de telefonia, fibras óticas, provedores, empresas de tecnologia de sistemas de computação, a Internet vem a gerar um novo cenário tecnológico através de suas páginas eletrônicas com infinitas possibilidades de informação, através de textos, gráficos, vídeos, salas de bate-papo, blog, ferramentas de buscas, notícias e programas disponíveis para acesso, consulta, utilização.

A designação do Ensino a Distância, em sua sigla EAD, significa, em termos simplistas, como um conjunto de métodos, técnicas e recursos tecnológicos, colocados à disposição de todos que procuram por formação e aperfeiçoamento através de uma motivação pessoal para auto-aprendizagem, na busca de conhecimentos ou qualificações a qualquer nível. A aquisição de conhecimentos depende da postura de cada educando, de sua maturidade com a utilização dos meios disponibilizados, da administração do seu tempo, da busca por textos, indicações bibliográficas, exercícios e trabalhos de aplicação.

2.2. Quadro Histórico da Educação a Distância – Um Resumo Breve


Ano
Local
Descrição
1728
EUA, Boston
Taquigrafia por Cauleb Philip.
1833
Suécia
Estudo de redação.
1840
Reino Unido
Curso de taquigrafia por correspondência oferecido na Inglaterra.
1856
Alemanha, Berlin
Ensino de francês por correspondência.
1858
Inglaterra, Londres
Ensino por correspondência na Universidade de Londres.
1873
EUA, Boston
Sociedade para a Promoção do Estudo em Casa.
1883
EUA, Ithaca NY
Universidade por Correspondência.
1892
EUA, Chicago
Utilização da correspondência na formação de docentes para as escolas dominicais, cria uma Divisão de Ensino por Correspondência no Departamento de Extensão.
Criação as Escolas Internacionais por Correspondência.
1903
Espanha, Valência
EUA, Baltimore
Julio C. Baviera abre a Escola Livre de Engenheiros.
Escolas Calvert de Baltimore criam Departamento de Formação em Casa, para acolher crianças de escolas primárias que passam a estudar sob a orientação dos pais.
1910
Austrália, Vitória
Professores que atuam no ‘curso primário’, em regiões rurais,
com material de educação secundária pelo correio.
Universidade de Queensland desenvolve experiência de estudo a distância para solucionar diculdade de distâncias geográficas.
1914
Noruega e Alemanha
Na Noruega, fundada a Norst Correspondanseskole e, na
Alemanha, a Fernschule Jena.

1919
EUA e Europa
Final da Primeira Guerra Mundial, novas iniciativas de ensino a distância em virtude de um considerável aumento da demanda social por educação.
Nesse período, o ensino por correspondência envolve em torno de 350.000 usuários só na Europa.



1920
Noruega, Alemanha, URSS
Na Noruega, é fundada a Norst Correspondanseskole.
Na Alemanha, a Fernschule Jena.
Na antiga URSS, implanta-se também este sistema de educação a distância por correspondência.
1922
Nova Zelândia
A New Zeland Correspondence School começa suas atividades
com a intenção inicial de atender a crianças isoladas ou com di_culdade de freqüentar as aulas convencionais (área rural).
1923
Brasil
No Brasil, em 1923, ocorre a criação da Fundação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, por um grupo liderado por Henrique Morize e Roquete Pinto, iniciando a educação pelo rádio.
Em 1936, a Fundação é doada ao Ministério da Educação e
Saúde, que a transforma, em 1937, no Serviço de Radiodifusão Educativa do Ministério da Educação.
1928
Reino Unido, Londres
A Britsh Broadcasting Corporation (BBC), de Londres, cursos a distância para a educação de adultos por meio do rádio.
1934 e 1939
Brasil
O Instituto Monitor inicia suas atividades. Primeira empresa
de difusão de cursos a distância no Brasil, criada em 1939 para a
oferta de aulas profissionalizantes na modalidade de ensino por correspondência, os primeiros cursos oferecidos relacionavam-se à eletrônica e à formação de radiotécnicos.
1937
França, Paris
Por meio da Radio Sorbonne são transmitidas aulas de quase todas as matérias literárias da Faculdade de Letras e Ciências Humanas
de Paris. A Sorbonne, em Paris, inaugurou em 1927 o “Institut radiophonique d’extension universitaire”, considerado como precursor da rádio educativa e da educação a distância.
1938
Canadá, Victória
Primeira Conferência Internacional sobre a Educação por Correspondência.
1940
França
Surge o Centro Nacional de Teleducação na França (CNTE),
atualmente Centre National d’Enseignement à Distance (CNED), destinado ao ensino por correspondência e também, por rádio e o videocassete que começam a ganhar espaço como veiculadores
dos conteúdos dos cursos a distância.

1941
Brasil
No Brasil, surge o Instituto Universal Brasileiro objetivando a
formação profissional de nível elementar e médio, sem exigência de escolaridade anterior, método por correspondência.
1946
África
Universidade de Sudafrica (UNISA) começa a ensinar por correspondência. Atualmente é a única Universidade a distância na
África que se dedica exclusivamente a desenvolver cursos a distância, atingindo diversos países.
No mesmo período, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC inicia atividades e desenvolve, no Rio de Janeiro e São Paulo, a Universidade do Ar, ensino a distância
pelo rádio.
1960
China
Brasil
É fundado o Beijing Television College, que oferece educação a distância pela televisão até ter suas atividades encerradas durante a Revolução Cultural, em 1966.
No Brasil, tem início a ação sistematizada do Governo Federal na modalidade de EAD: é realizado um contrato entre o Ministério da Educação e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
1962
Espanha
Inicia na Espanha uma experiência de Bacharelado Radiofônico,
que dá origem ao Centro Nacional de Ensino Médio por Rádio e Televisão, transformado em 1968 no Instituto Nacional de Ensino Médio a Distância (INEMAD).
1965
Brasil
Início dos trabalhos da Comissão para Estudos e Planejamento
da Radiodifusão Educativa no Brasil. Entre 1966 e 1974, passam
a funcionar oito emissoras de televisão educativa: TV Universitária de Pernambuco, TV Educativa do Rio de Janeiro, TV Cultura de São Paulo, TV Educativa do Amazonas, TV Educativa do Maranhão, TV Universitária do Rio Grande do Norte, TV Educativa do Espírito Santo, TV Educativa do Rio Grande do Sul.
1967
Brasil
Criação da Fundação Padre Anchieta, com o objetivo de promover
atividades educativas e culturais por meio do rádio e da televisão;
e inicia suas transmissões em 1969.



1969
EUA
Brasil
Criação da British Open University, instituição pioneira no que hoje se entende como educação superior a distância.
Constituição da Fundação Educacional Padre Landell de Moura (FEPLAM), instituição privada sem fins lucrativos, de educação de adultos por meio da teleducação.
O governo do Estado de São Paulo, mantém uma emissora de televisão - a TV Cultura - e duas emissoras de rádio - a Cultura AM e a Cultura.
1970
Brasil
Portaria interministerial nº 408/70, dispondo que emissoras comerciais de rádio e televisão a obrigatoriedade de transmitir, gratuitamente, cinco horas semanais de 30 minutos diários, de segunda à sexta-feira, ou 75 minutos aos sábados e domingos, de programação educativa, visando à educação de adultos.
1971
Brasil
Criação da Associação Brasileira de Teleducação.
1973
Brasil
Espanha
SENAC inicia cursos por correspondência, seguindo o modelo da Universidade de Wisconsin/USA.
Cursos com Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), localizada em Madri, na Espanha.
Centro de Ensino Técnico de Brasília (CETB) criado com a finalidade de formar e instruir recursos humanos, desenvolvendo
programas e projetos para crianças, jovens e adultos, atendendo
em zonas urbanas como rurais.
1974
Israel
Surge a Universidade Aberta de Israel, com cerca de 400 cursos em diferentes áreas.
1975
Alemanha
Criada a Fernuniversität, dedicada exclusivamente ao ensino universitário.
1978
Brasil
lançado o Telecurso 2º Grau, oferecido pela Fundação Padre Anchieta (TV Cultura/SP) e pela Fundação Roberto Marinho,
com programas televisivos apoiados em fascículos impressos,
com o objetivo de preparar o telealuno para os exames supletivos.
1979
Portugal
Criado o Instituto Português de Ensino a Distância, com o objetivo de oferecer cursos superiores para a população distante das instituições de ensino presencial e qualificar o professorado.
1983 e 1984
Brasil
Criação da TV Educativa do Mato Grosso do Sul.
Início do “Projeto Ipê”, ensino à distância criado em 1984 numa parceria da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com a Fundação Padre Anchieta para produção e distribuição de cursos de atualização de professores de 1º e 2º grau por meio de programas na TV Cultura.
1991
Brasil
A Fundação Roquete Pinto, a Secretaria Nacional de Educação
Básica e as Secretarias Estaduais de Educação implantam o Programa de Atualização de Docentes, com conteúdos destinados aos professores das quatro séries iniciais do Ensino Fundamental e aos alunos dos cursos de formação de professores.
1992
Brasil
Núcleo de Educação a Distância do Instituto de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso, em parceria com a Universidade do Estado do Mato Grosso e com a Secretaria de Estado de Educação, contando com o apoio da Tele-Université du Quebec, Canadá, desenvolvem projeto para um curso de Licenciatura Plena em Educação Básica: 1ª a 4ª séries do 1º Grau, na modalidade a distância.
1996
Brasil
Lei de Diretrizes e Bases Nacionais nº 9394, de 1996, normatiza,
em nível federal, a educação a distância.
2000
Brasil
Criação da Universidade Virtual Pública do Brasil (UniRede),
um consórcio de 70 instituições públicas de ensino superior que tem por objetivo democratizar o acesso à educação de qualidade por meio da oferta de cursos a distância.
2003
Brasil
O Centro de Educação a distância da Universidade de Brasília
(UnB) é credenciado para oferecer cursos de graduação e pósgraduação lato sensu a distância.
2004, 2005 e Dias Atuais
Brasil
Por meio de Edital, o MEC convoca instituições públicas e comunitárias, devidamente qualificadas, a manifestarem interesse em participar do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício no Ensino Fundamental e no Ensino Médio (Pró-Licenciatura) e crescente número de cursos oferecidos na modalidade à distância.


3. Conclusão

Historicamente, o ensino a distância está em uso desde 1728 nos Estados Unidos e desde 1840 na Inglaterra que nestes longos anos como ainda nos períodos contemporâneos, sofre resistências e discriminações pelos mais tradicionais acadêmicos.

É por vezes considerado como um sistema paliativo para aqueles menos favorecidos para acesso, ou seja, para os que não tiveram oportunidades de estudar em instituições convencionalmente presenciais que, na corrida tecnológica e velocidade dos meios de informação e conhecimentos, esse sistema passa a ser uma importante ferramenta para estudos e profissionalização.

Assim, todo um conjunto de instituições está desenvolvendo um trabalho pertinente nesse sistema educacional encurtando distâncias entre universidade e ensino básico nacionalmente, com inúmeras experiências a nível internacional como nacional, pontuando um veículo que pretende romper barreiras geográficas, socioeconômicas, temporais, culturais, a dispor de todas as sociedades.

Bibliografia

BELLONI, MARIA LUIZA. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 78, Abril/2002.

CATAPAN, Araci Hack. Introdução à educação a distância / Araci Hack Catapan ... [et al.] .— 1. ed e 1. reimpr. - Florianópolis : Biologia/EaD/UFSC, 2009.

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