terça-feira, 19 de abril de 2011

Metodologia de Pesquisa Considerações 1

Metodologia de Estudo e de Pesquisa

1-Porque fazer pesquisa

"... aprender é o maior dos prazeres, não só para o filósofo, mas também para o resto da humanidade...“ (ARISTOTELES).
"...ideamos uma teoria atrás da outra, porque nos deleitamos compreendendo." (EINSTEIN). 

2-Conceito de Ciência

[Do lat. scientia] S.f. 1. Conhecimento. 2. Saber que se adquire pela leitura e meditação; instrução, erudição, sabedoria. 3. Conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, especialmente os obtidos mediante a observação, a experiência dos fatos e um método próprio” (Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa)

3-Tecnologia

Termo que se aplica ao processo pelo qual os seres humanos produzem ferramentas e máquinas, com o intuito de aumentar seu controle e sua compreensão sobre o ambiente que os cerca. (Dos termos gregos tekhnè, artesanato, e logia, estudo; assim, tecnologia significa literalmente o estudo do artesanato).

4-Metodologia

4.1. Metodologia ==> Método ==> caminho (sequencia) repartido (etapas) para chegar (para atingir) a um fim (um objetivo). 

4.2. Definições:

-Metodologia:
O termo Metodologia vem da junção das palavras gregas méthodos (método) e logos (estudo), o estudo do Método. Para os filósofos gregos como “a arte de dirigir o espírito na busca da verdade”. Já o Método como “caminho repartido para se chegar a um fim”.

-Método: 
O Método pode ser entendido como um conjunto estruturado de etapas seqüenciais que têm de ser vencidas para que se possa atingir um objetivo final a partir de um ponto inicial conhecido.

-Técnica:
Técnicas são as ferramentas possíveis para se executar a tarefa de ultrapassar as etapas do Método com sucesso, ou seja, como um procedimento mais eficiente possível para se vencer uma etapa do Método:
(1)O MÉTODO é executado através de TÉCNICAS adequadas e convenientes.
(2)Um determinado MÉTODO pode ser executado por diferentes TÉCNICAS.
(3)O MÉTODO indica “o que fazer” e a TÉCNICA indica “o como fazer”
(4)O MÉTODO é a Estratégia ao passo que a TÉCNICA é a Tática.

-Modalidades de Pesquisa:
Problema ==> Pesquisa (Método Científico) ==> Solução
Tipos de Pesquisas: Bibliográficas, Reflexivas, Descritiva, Laboratorial, Qualitativa, Quantitativa, Estudo de Caso

a) A Pesquisa Bibliográfica, ou Pesquisa Documental, é a que busca a solução de problemas através da análise e do estudo metódico e sistemático da documentação formalmente publicada em livros, artigos, relatórios, ou digitalmente disponível a través da Internet, CD-Rom, mídias.

b) Pesquisa Reflexiva é a que busca a solução de problemas utilizando somente o Método Científico Racional e suas técnicas de Raciocínio Lógico (dedutivo e\ou indutivo), através da abstração mental do objeto pesquisado.

c) A Pesquisa Descritiva é a que busca a solução de problemas utilizando o Método Científico Experimental e suas Técnicas da Observação Sistemática de fatos e fenômenos tal qual eles ocorrem na Natureza.

d) A Pesquisa Laboratorial é a que busca a solução de problemas utilizando o Método Científico Experimental e suas Técnicas de Observação Sistemática de fatos ou fenômenos simulados.

e) A Pesquisa Qualitativa é a que busca a solução de problemas utilizando o estudo e a análise de casos específicos representativos, o que é denominado de Estudo de Caso ou Análise de Caso.

f) Pesquisa Quantitativa: considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las com o uso de técnicas estatísticas (percentagem, média, moda, mediana, desvio-padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão, entre outros.).

g) Estudo de caso é o circunscrito a uma ou poucas unidades, entendidas essas como uma pessoa, uma família, um produto, uma empresa, um órgão público, uma comunidade ou mesmo um país. Tem caráter de profundidade e detalhamento. É uma pesquisa empírica (através da experiência e vivência do pesquisador) que investiga um contexto real, com fenômeno intríseco ao caso estudado com múltiplas evidências, procurando explicar ligações causais em intervencões ou situações da vida real que são complexas para serem tratadas por experimentos ou levantamento de dados não claros para uma correta interpretação de resultados.

5- Pesquisa Científica – Etapas:
1) escolha do tema;
2) revisão de literatura;
3) justificativa;
4) formulação do problema;
5) determinação de objetivos;
6) metodologia;
7) coleta de dados;
8) tabulação de dados;
9) análise e discussão dos resultados;
10) conclusão da análise dos resultados;
11) redação e apresentação do trabalho científico (dissertação ou tese).

Nenhum comentário:

Postar um comentário