terça-feira, 12 de abril de 2011

Gestão Pública a Distância Introdução

1. Introdução
   
O Brasil desde colônia até dias contemporâneos, passou por diversas fases estruturais como nação em todos seus setores: formas de estados, sistemas de governos, industrialização, tecnologias, sistema educacional e tantos outros que poderiam ser elencados e, um desses que se destaca neste texto, refere-se a educação e suas formas modernas de instrução.

A educação apresenta diversos formatos de como repassar conteúdo e agregar conhecimento aos educandos, desde o principiado de educação local nos grandes latifúndios, metodologia cartesiana presente no sistema tradicional até as atuais modernas tecnologias da informação e propagação da Internet.

O presente texto não pretende expor todo o processo educacional e sua extensa história, mas sim, um apontamento de como a tecnologia tem mudado a vida de toda a sociedade e como as ferramentas de comunicação, os sistemas interativos, a internet e a ciência da computação em suas diversas áreas, têm contribuído para uma nova forma de educar e tratar o conhecimento.
  
2. Desenvolvimento
   
2.1. A Educação a Distância
  
O Brasil como sociedade e Estado, organizou de diferentes formas desde sua primeira situação como colônia até um país em processo de desenvolvimento, contrastando uma grande massa de sua população em moldes muito atrasados do processo educacional, outros em falta de política públicas, poucos em melhor processo instrutivo e, aqueles que por meios não convencionais e tecnológicos, utilizam da tecnologia virtual para acesso a cursos superiores e de pós-graduação.

O sistema de educação a distância vem inovar a forma de como o conteúdo é ministrado, como o conhecimento é tratado, através de um plano de curso que segue um regime particular de sequência, onde a interação do professor com o aluno ocorre de forma não presencial ou semi-presencial, diferente na metodologia tradicionalista, abrindo um leque totalmente novo na administração do tempo dedicado a estudos, formação pessoal e profissional.

Um ponto a ser destacado é a possibilidade do aluno fazer seu próprio tempo e ritmo de estudo, não ficando preso a horários pré-estabelecidos, com a vantagem de flexibilização do tempo, diferença esta que procura dar atendimento diferenciado a um público de estudantes que possuem pouca disponibilidade de horário, formas de trabalho diversificadas, distância locais de moradia em relação a localização da instituição de cursos presenciais, como para aqueles que procuram diversificar seus  horários de formação.

Segundo Araci Hack Catapan (Introdução à educação a distância, 2009), em um processo de educação a distância, cada pessoa deve preparar seu próprio planejamento de aprendizagem, ter em mente uma metodologia de busca de conhecimento, estar interado nas tecnologias disponíveis nos sistemas de informação e adaptar-se a uma nova forma de disposição de sala de aula por ser virtual. Assim, a educação a distancia vem alterar como agregar novas metodologias de processo de aprendizado, refletindo como a tecnologia influencia a sociedade como um todo.

2.2. O Educando na Modalidade de Educação a Distância – Um Breve Resumo

O estudante tem um desafio a seguir quando enfronha em um estudo a distância onde deve ter em mente a administração do seu tempo, autodisciplina, planejamento pessoal de atividades, compromisso com as matérias, entendimento em pesquisa e didática de conteúdos e , principalmente, perseverança, motivação e verdade para consigo mesmo.

Isto significa que o estudante não se deve deixar levar pela distração, procrastinação, inércia e desídia. O estudante se vê em um processo próprio e pessoal de busca de conhecimento, não havendo como costumeiramente um professor presencial ministrando uma aula expositiva, não se tem um tempo predeterminado obrigatório de carga horária em bancos universitários com marcação de presença, como também, não se tem uma interação com outros estudantes do grupo escolar.

O que se tem em um ambiente virtual é uma tecnologia aplicada em sistemas de informação através da tecnologia em informática onde o aluno interage em um ambiente virtual, de acordo com as possibilidades tecnológica que esse ambiente oferece. É um processo em que o estudante deve ditar seu processo de aprendizagem, de acordo com o cronograma de atividades que a instituição disponibiliza, e parear com toda uma vida profissional e pessoal que cada um tem, ou seja, todo o planejamento e sua execução depende da rotina que o educando aplicará a sua vida acadêmica.

Em resumo, segundo estudiosos Knowles, Malcon (1970), Houle, Cyril (1961), Swank (2000) conforme texto de Araci Hack Catapan, o processo de aprendizagem depende de quais objetivos o educando pretende atingir, se o curso estará em consonância com a própria experiência de vida como também, se aquele estará motivado em aprende naquilo que se propõe a aprender que segundo Aretio, também no texto de Araci, é fundamental para a aprendizagem: um processo interno pessoal, motivação intrínseca de acordo com estímulos externos, interdisciplinaridade dos conteúdos, estabelecimento claro dos objetivos propostos, característica amistosa do grupo de estudo e o curso estar de acordo com experiências pessoais do educando.

3. Conclusão
  
A educação a distância vem a diversificar a forma de oferta de cursos àqueles que procuram o aperfeiçoamento pessoal e profissional e essa busca depende muito do que a pessoa motiva-se para a escolha de determinado curso e como concluirá tal processo.

São fatores pessoais intrínsecos de cada pessoa juntamente com a oferta pelas instituições e como será a qualidade de tais cursos. Segundo Belloni em seu ensaio sobre educação a distância no Brasil, resumidamente, vários desafios são notados no processo de consolidação como as políticas públicas, seus atores e interesses; aspectos culturais da sociedade, processo produtivos e tecnologias aplicadas à educação; metodologia didática, processo de aprendizagem, formação dos professores, perfil, motivação, necessidades dos alunos; tendência mudais, globalização, interação de processo educacionais entre países e agências não governamentais; aspectos socioeconômicos da contemporaneidade de todo o conjunto global.

Assim, pode-se inferir que está se descortinando uma nova sociedade e novos processo educacionais cada vez mais coadunados com as modernas tecnologias, trazendo grandes desafios para os agentes públicos, para os profissionais da área de educação, para os tecnólogos das ciências da informação e computação e, principalmente, para o público a ser atendido, os educandos, na busca de novos conhecimentos, em seus aspectos pessoais, profissionais, motivacionais.

Bibliografia

BELLONI, MARIA LUIZA. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 78, Abril/2002.

CATAPAN, Araci Hack. Introdução à educação a distância / Araci Hack Catapan ... [et al.] .— 1. ed e 1. reimpr. - Florianópolis : Biologia/EaD/UFSC, 2009.

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