terça-feira, 12 de abril de 2011

Gestão Pública a Distância Introdução 3

Histórico da Educação a Distância e a Evolução dos Meios de Comunicação

Historicamente, a educação a distância remota anos de 1728 até as modernas tecnologias da atualidade, com a evolução dos meios de comunicação e da computação eletrônica através de redes de computadores, sistemas, software e toda uma gama de instrumentos que viabilizam a proposta de forma de ensino como para fins profissionais.

De cursos realizados através de correspondências entre institutos e alunos até sistemas interativos, toda a linha histórica evolutiva da própria sociedade, de seu desenvolvimento social, tecnológico, data informações da necessidade do processo educativo na formação de indivíduos, das sociedades, dos profissionais que movimentam o sistema produtivo em suas diversas linhas de geração de bens e serviços. É um sistema não presencial, onde a aprendizagem acontece sem a presença de um professor com metodologia própria da proposta pedagógica com uso de recursos tecnológicos para instrução.

Tal sistema educativo, remota século XIX com o barateamento do serviço postal na Europa como também nos Estados Unidos da América, onde os instrutores encaminhavam livros, guias de estudos e outros materiais impressos como primeira forma de ensino a distancia. Após surgiram como meios pedagógicos o uso de mídias gravadas e o surgimento das universidades abertas representando uma segunda fase desse sistema. Com o advento dos meios de comunicação em massa como rádio e televisão, uma nova oportunidade se descortina para a educação à distância pelo espectro que estes veículos alcançam seus públicos, sem desconsiderar outras tecnologias como fax, telégrafo, até primeiro projetos de computadores e redes de sistemas.

A rede de computadores interligados por um conjunto de meios de comunicação como satélites, sistemas de telefonia, fibras óticas, provedores, empresas de tecnologia de sistemas de computação, a Internet vem a gerar um novo cenário tecnológico através de suas páginas eletrônicas com infinitas possibilidades de informação, através de textos, gráficos, vídeos, salas de bate-papo, blog, ferramentas de buscas, notícias e programas disponíveis para acesso, consulta, utilização.

A designação do Ensino a Distância, em sua sigla EAD, significa, em termos simplistas, como um conjunto de métodos, técnicas e recursos tecnológicos, colocados à disposição de todos que procuram por formação e aperfeiçoamento através de uma motivação pessoal para auto-aprendizagem, na busca de conhecimentos ou qualificações a qualquer nível. A aquisição de conhecimentos depende da postura de cada educando, de sua maturidade com a utilização dos meios disponibilizados, da administração do seu tempo, da busca por textos, indicações bibliográficas, exercícios e trabalhos de aplicação.

Historicamente, o ensino a distância está em uso desde 1728 nos Estados Unidos e desde 1840 na Inglaterra que nestes longos anos como ainda nos períodos contemporâneos, sofre resistências e discriminações pelos mais tradicionais acadêmicos. É por vezes considerado como um sistema paliativo para aqueles menos favorecidos para acesso, ou seja, para os que não tiveram oportunidades de estudar em instituições convencionalmente presenciais que, na corrida tecnológica e velocidade dos meios de informação e conhecimentos, esse sistema passa a ser uma importante ferramenta para estudos e profissionalização.

Assim, todo um conjunto de instituições está desenvolvendo um trabalho pertinente nesse sistema educacional encurtando distâncias entre universidade e ensino básico nacionalmente, com inúmeras experiências a nível internacional como nacional, pontuando um veículo que pretende romper barreiras geográficas, socioeconômicas, temporais, culturais, a dispor de todas as sociedades.
  
Bibliografia
  
BELLONI, MARIA LUIZA. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 78, Abril/2002.

CATAPAN, Araci Hack. Introdução à educação a distância / Araci Hack Catapan ... [et al.] .— 1. ed e 1. reimpr. - Florianópolis : Biologia/EaD/UFSC, 2009.

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