terça-feira, 21 de junho de 2011

Planejamento Estratégico Governamental - Considerações Iniciais

Principais características que contrapõem o “Estado Necessário” ao “Estado Herdado”


O Estado Necessário é aquele que se pretende chegar a termos de planejamento, de acordo com políticas voltadas às necessidades da sociedade, vigilante em sua atuação na busca de determinadas metas em planos e projetos que atendam aos anseios e demandas populacionais e em cenários idealísticos.

Já o Estado Herdado, como o próprio verbete sugere, além de ser o que veio de outros governos em suas ações, políticas, projetos e programa público, há vício sociais com concentração de renda, poderes, práticas de coexistência de grupos, política centralizadora, oligárquica, clientelismo, favoritismo, resistência a mudanças estruturais, sem ou pouco interesses para uma política mais igualitária, justa e sustentável para o conjunto social.

Nesse sentido, o Estado Necessário é a busca do bem-estar social, da prosperidade, do desenvolvimento nacional, ou seja, uma alternativa de mudança para o Estado Herdado, buscando novos cenários da realidade estrutural, social, econômica e governamental.

Forma como o Planejamento Estratégico Governamental auxilia na transformação rumo ao Estado Necessário


O Planejamento Estratégico é uma ferramenta que busca minimizar as incertezas futuras como direcionar um conjunto organizacional de acordo com objetivos, metas, missão, visão de futuro e cultura, como antecipar situações, delinear recursos, verificar necessidades, auxiliar decisões, cronometrar ações, tornando assim em um processo mais coerente e eficiente de cuidado com o futuro institucional.

Dessa forma, o planejamento estratégico aplicado a ações governamentais, como no processo político, nas políticas públicas e preparo orçamentário, além de outras atividades dos atores ou gestores públicos, este procedimento auxilia como profissionaliza o trabalho de determinação da administração pública, em virtude de considerar os aspectos macro e microeconômicos, culturais, análise das ameaças e oportunidades ambientais, base para formulação de estratégicas como para o controle dos resultados e desempenhos dos programas e projetos organizacionais.

Em suma, essa ferramenta subsidia os gestores públicos para o preparo de um plano que mais coadune com a realidade social, mais apta para atender demandas, alcançar níveis mais desenvolvidos de desempenho social, como mudar culturas mais incrustadas e hábitos anteriores não efetivos a contemporaneidade das necessidades da sociedade, buscando assim, um diagnóstico do ambiente interno institucional e externo mais preciso do retrato que está inserido, de acordo com a cultura governamental e interesses e ações dos atores envolvidos.

Conceito de “Administração Geral” e como é aplicado ao tratamento da gestão pública



A administração geral provém de estudos na ciência da administração voltada para conceitos inerentes à empresa como lucro, lucratividade, concorrência empresarial e outros que não são bem semanticamente aplicados à gestão pública.

 Isso não quer dizer que conceitos da ciência da administração não podem ser aplicados à administração pública, a exemplo como eficiência, eficácia, efetividade; porém, a administração e gestão pública têm particularidades próprias que diferem do contexto empresarial.

A gestão pública já visa os fins públicos de cunho social de acordo com demandas que orientam a elaboração de políticas públicas, considerando toda uma estrutura nacional frente aos aspectos de demandas educacionais, saúde pública, segurança, infraestrutura, tantos outros de acordo com o processo decisório e consecução de programas e projetos governamentais.

Nesse sentido, a administração geral refere ao contexto empresarial e gestão pública ao ambiente público, aos governos, às políticas públicas e sociais.

Diferença entre o termo Gestão Pública e Administração Pública



De forma resumida, a administração está ligada aos conceitos de planejar, organizar, dirigir, controlar, coordenar, visando à eficiência e à eficácia organizacional.

 A administração pública absorveu vários dos conteúdos teóricos da administração, como também, acrescentaram outros de cunhos sociais sem aplicação metodológica na busca de lucro ou lucratividade, conceitos esses como políticas públicas, orçamento programático, entre outros, além de referência a órgãos governamentais e setor público, ou seja, a estrutura organizacional.

Já a gestão pública foca aos modelos de gestão aplicadas pela administração pública de acordo com o planejamento e orçamento governamental.

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